Uma grande operação policial foi deflagrada pela Delegacia Seccional de Fernandópolis na manhã desta quinta-feira (28) em diversas cidades do país, incluindo São Paulo, Bauru, Campinas e outras, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso responsável por um dos maiores vazamentos de dados da história do Brasil, afetando cerca de 120 milhões de pessoas.
Após um ano de investigações, a Polícia Civil identificou que o grupo criminoso tinha acesso a dados confidenciais de servidores de Tribunais de Justiça, além de informações de bancos de dados de autarquias previdenciárias, concessionárias de telefonia e prefeituras em vários estados.
Os criminosos utilizavam essas informações para criar bancos de dados ainda mais completos, que eram vendidos para empresas de telemarketing, profissionais liberais, empresários e até mesmo criminosos. Esses dados eram utilizados para diversos fins ilícitos, como lavagem de dinheiro, evasão de dívidas e golpes digitais.
A polícia cumpriu mandados de busca e apreensão em diversos endereços, mas até o momento nenhum suspeito foi preso. As investigações continuam para identificar e prender todos os envolvidos nesse esquema criminoso.