sexta, 29 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Santa Casa vai oferecer exame inédito na região

Acaba de chegar a Votuporanga um equipamento antes só presente nos grandes centros. É o chamado PET-CT, que está instalado no Centro de Diagnóstico e Imagem na Santa Casa de…

Acaba de chegar a Votuporanga um equipamento antes só presente nos grandes centros.

É o chamado PET-CT, que está instalado no Centro de Diagnóstico e Imagem na Santa Casa de Votuporanga, graças a uma parceria firmada com a Clínica Togni de Medicina Nuclear, de Rio Preto. O local passará a realizar cerca de 30 exames diários, tão logo seja liberado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear dentro de 15 a 20 dias. O equipamento também deverá estar disponível em Rio Preto, pelo mesmo grupo.

É o primeiro equipamento a combinar a tomografia por emissão de pósitrons (PET) e a tomoografia computadorizada (CT). Ele permite localizar com maior precisão tumores e avaliar patologias coronárias e neurológicas com a vantagem de expor os pacientes ao menor nível de radiação. Até o momento, os equipamentos mais próximos com este perfil estavam em Ribeirão Preto, Campinas e na Capital.

Segundo o diretor da clínica, Paulo Henrique Alves Togni, médico nuclear, o equipamento pode ser utilizado em diversos tipos de problemas de saúde, em especial nos casos de câncer. Segundo o médico nuclear Paulo Togni, o aparelho permite a obtenção de imagens precisas e rápidas em 3D. “A tomografia computadorizada ou ressonância magnética podem avaliar o tamanho e a forma dos órgãos e tecidos. No entanto, eles não podem avaliar a função.
O PET olha a função.

Notícias relacionadas