Sexta, 26 de Abril de 2024

Alunos da FEF desenvolvem tijolos a base de casca de coco

19/11/2019 as 07:55 | Fernandópolis | Da Redaçao
Um grupo de alunos do curso de Engenharia Civil da Fundação Educacional de Fernandópolis – FEF – desenvolveu um produto que pode ser a revolução no setor. O tijolo ecológico, com fibras de coco, ou seja, a própria casca, tem maior resistência e menor consumo de cimento, o que pode economizar muito em uma obra. O trabalho de TCC dos alunos será publicado na Reec - Revista Eletrônica de Engenharia Civil, umas das mais conceituada no país.

Segundo os alunos, a construção civil causa um grande impacto ambiental devido à grande quantidade de matéria-prima que consome. Para minimizar tal situação, engenheiros de todo o planeta têm procurado por novas tecnologias, materiais e procedimentos que causem menor dano ao meio ambiente.

Um desses materiais é o tijolo ecológico que, embora conhecido há muito tempo, vem ganhando importância devido ao seu possível enquadramento nos padrões da Norma Brasileira ABNT, especificamente na NBR 8492 (ABNT,2012), devido à sua composição. Para melhorá-la, dando-lhe mais resistência à compressão e absorção, propõe -se a adição de fibras de coco, a partir do reaproveitamento de sua casca, diminuindo assim os danos ao meio ambiente.

As alterações mencionadas resultam no reaproveitamento da casca do coco, representando a remoção de 60% do lixo das praias. Além disso, a referida técnica de fabricação de tijolos possibilitaria o fim do descarte indevido deste material em aterros ou lixões. Basicamente é a reciclagem do resíduo do coco é o reaproveitamento para fins na construção civil utilizamos como agregado no tijolo solo cimento.

A análise e a coleta de dados realizados levam à conclusão de que o melhor traço utilizado, é o que utiliza 10% de fibra de coco, feito na prensa manual, tendo em vista o bom resultado na resistência à compressão, e também pelo resultado no ensaio de absorção de água, 2,00 MPa ≤ 4,17 MPa e 20% ≥ 14,11%, respectivamente. Desta forma com todos os ensaios realizados e seguidos em normas concluímos que o tijolo ecológico com adição de 10% de fibra de coco desidratadas possibilita a construção de edificações mais acessíveis a população pelo fato de haver redução na adição de cimento tornando o tijolo mais viável financeiramente.

O trabalho leva a participação dos alunos Dhaís Pereira de Sá, Gabriel Delmondes da Silva, Otávio Henrique Freitas Garcia, Nilton Antônio Parisi Balestrieri, com a coordenação do TCC de Anna Beatriz Alves de Mello.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com