Sexta, 26 de Abril de 2024

XIV Ciclo de Atualização Farmacêutica recebe pessoas renomadas

08/05/2018 as 06:50 | Fernandópolis | Da Redaçao
Na última sexta-feira, 4, encerrou-se o XIV Ciclo de Atualização Farmaceûtica e a III Mostra de Trabalhos, evento organizado pelo curso de Farmácia da Fundação Educacional de Fernandópolis-FEF.

Logo no primeiro dia, alunos, professores e alguns profissionais da área prestigiaram um jantar de abertura do evento. Nos demais dias,palestras e minicursos foram ministrados aos participantes.

“Práticas farmacêuticas na farmácia comunitária, avanços e perspectivas” foi o tema abordado na palestra do Doutor em Análises Clínicas, Dirceu Raposo de Mello, que esteve à frente da presidência da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) por seis anos. De acordo com ele, “a farmácia comunitária é a cara do farmacêutico. Ela é hoje não só no Brasil, mas no mundo todo, o grande mercado de emprego do profissional. A maior parte dos farmacêuticos trabalham na farmácia comunitária, seja no serviço público ou privado, portanto, tratar deste tema é de extrema relevância”.

Dr. Marcelo Polacow Bisson, ex-presidente e atual diretor de comunicação da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde-SBRAFH, tratou da temática: “Novas fronteiras clínicas da profissão farmacêutica: estética e nutracêuticos”. Segundo ele, falar deste tema é muito significativo. “São áreas novas, é muito importante mostrar aos alunos as inúmeras possibilidades profissionais, a fim de terem consciência de que o farmacêutico não atua apenas na área de medicamentos, mas também na área de produtos relacionados com a estética e suplementação alimentar. Hoje existem suplementos alimentares que são utilizados como cosméticos, os chamados ‘nutricosméticos’. O indivíduo ingere estes produtos, e como resultado podem obter a melhor aparência dos cabelos e pele, é uma nova área de trabalho para o farmacêutico. O curso foi muito feliz na escolha da abordagem. Novos produtos serão lançados no mercado e a atuação farmacêutica terá um grande crescimento nesse segmento”, explicou o especialista.

CUIDADOS

De acordo com Dr. Marcelo, “felizmente, hoje os procedimentos são científicos, e com a atuação farmacêutica não é diferente, isto é, o farmacêutico que irá trabalhar nas áreas de estética e/ou suplementos nutricionais, deve saber os produtos que o paciente poderá utilizar, o que a legislação permite e os riscos relacionados ao uso destes produtos, a fim de garantir a eficácia e a segurança do uso,” alertou.

Para Dr. Marcelo, atuar na SBRAFH, a qual segundo ele, é uma associação de caráter profissional que oferece cursos de capacitação, treinamento e ajuda aos hospitais, o permitiu ter a experiência de conhecer todas as realidades dos estados brasileiros. “Existem uns mais atrasados, outros adiantados, mas com sua limitações…Viajando de norte a sul do país, percebo que o farmacêutico é valorizado, sem dúvida é um profissional respeitado na área hospitalar.”

O evento também contou com a palestra “Como construir uma carreira de sucesso”, ministrada pelo palestrante Éber Silva Jr., e os minicursos de temas: “Normas da ABNT”, com a Prof. Ma. Maria Betânia Boer, “Bases gerais da Oncologia”, Prof. Ma. Luciana Estevam e “Síndrome da desarmonia corporal: da fisiopatologia ao tratamento estético”, com a Prof. Esp. Fernanda Ximenes.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com