Domingo, 19 de Novembro de 2017
Qual a ordem das entradas no casamento?
08/11/2017 as 13:31 | Fernandópolis | Jean Braida
MAIS Artigos
Fernandópolis
No Casamento o cortejo é que vai definir o modelo da cerimônia proposta pelos noivos. Embora seja aparentemente simples a quem assisti, por trás, existe uma árdua preparação para que tudo ocorra perfeito.

Diversos mitos circundam a respeito de quem deve entrar primeiro, qual lado ficar, em que posição a mão deve ficar, etc. Neste artigo vamos destacar uma cerimônia tradicional, porque, dependendo da religião do casal algumas coisas podem mudar.

1 – O cortejo de entrada forma-se da seguinte forma:

Padrinhos: 1º casal padrinhos da noiva, 2º casal padrinhos do noivo e assim sucessivamente.

Os padrinhos entram primeiro porque eles são as testemunhas do casamento, por isso, devem assistir toda a cerimônia, inclusive a entrada do noivo.

As mulheres entram pelo lado esquerdo dos homens, pelo simples motivo de diferenciar da noiva, como também deverão estar só de mãos dadas com eles. Evita-se que os homens dêem o braço para as mulheres, pois com este gesto as roupas das mulheres estarão semi – tampadas pelos ombros masculinos, além de deixar a postura torta.

A ordem de distribuição de entrada dos padrinhos na Igreja deve ser por grau de importância, da seguinte forma: o primeiro casal da noiva deve ser formado pelos seus avós, seguidos de irmão, tios, primos e amigos, como também os casais do noivo. Isto não quer dizer que os noivos devem convidar estas pessoas e sim, distribuir os seus padrinhos diante desta hierarquia exposta.

Usa-se muito colocar os padrinhos no primeiro banco da igreja, para evitar que o altar fique congestionado. Ficando acima no altar somente os noivos, pais, damas e pajens.

2 - Mãe da Noiva e Pai do Noivo: de mãos dadas, posicionam-se no lado esquerdo do altar.

3 - Noivo e Mãe do noivo: também de mãos dadas, posicionam-se ao lado direito do altar.

4 - Damas e Pajens: eles entram antes, evitando assim que a dama, geralmente uma menina tão nova entre na Igreja ao som da marcha nupcial. Também deve levar em consideração que a dama logo na frente da noiva iria tirar todo o glamour da entrada triunfal da noiva em seu vestido. Não devemos esquecer que a noiva gastou um bom dinheiro em seu vestido e de repente se a noiva entrar precedida da dama, em suas filmagens e fotos, iria ficar aparecendo apenas a parte superior de seu vestido.

Se tiver pajem, é ele quem levará as alianças. A posição no altar do pajem e da dama, é a seguinte:

a Dama do lado esquerdo do altar e o Pajem do lado direito, isto porque, a dama se tiver idade suficiente pode segurar o buquê da noiva quando esta chegar no altar e o pajem fica do lado direito, ou seja, onde está o noivo, pois está servindo a ele em carregar as alianças.

5 - A noiva é a única mulher a entrar na Igreja pelo lado direito.

Preferencialmente entrar de mão dadas, nunca de “braço dados”, uma vez que pode sumir parte de seu vestido diante do ombro de seu pai ou acompanhante. A noiva entra à direita e também sai pela direita porque biblicamente estar à direita quer dizer estar submisso as pessoas (pai e noivo) que a conduziu.

Por outro lado, no altar, ela fica ao lado esquerdo do noivo. Isto porque existe uma antiga tradição da Idade Média, que diz que os grandes cavaleiros ingleses se posicionavam assim para que fosse mais fácil sacar a espada na mão direita para proteger suas noivas dos concorrentes. Será que ainda é preciso defender a noiva no dia do casório? Acho que não, mas a tradição se mantém.

6 – Na saída, devido aos cumprimentos no final da cerimônia fica a seguinte ordem: pais da noiva, pais do noivo, padrinhos, damas e pajens e por último os noivos.

Todavia, contratar um Cerimonial competente é o primeiro passo para ter as devidas orientações e realizar uma grande cerimônia e festa. Este profissional é responsável por organizar e gerenciar seu evento. Afinal, o dia do seu Casamento é para ser aproveitado ao máximo, sem precisar se preocupar com o andamento dos bastidores. O Cerimonialista será seus olhos, cuidando para que cada fornecedor e detalhe da Cerimônia e festa estejam em perfeita sintonia.

Gostou!? Deixe seu like!

Curta nossa página e tire suas dúvidas!
https://www.facebook.com/versusdouradosfernandopolis


Por Jean Braida.

Assessoria & Cerimonial.
MAIS LIDAS
ULTIMAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestão de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com