Sábado, 11 de Maio de 2024

Cooperativa de Agricultura constrói nova sede

Prédio fica pronto nos próximos dias e entidade inicia processo licitatório para adquirir mais máquinas
27/07/2017 as 07:50 | Fernandópolis | Da Redaçao
A Cooperativa de Agricultura Familiar de Fernandópolis está finalizando a construção de sua sede nova e nos próximos dias deve funcionar em prédio próprio e com condições de aumentar a produção.

O prefeito André Pessuto visitou as obras do prédio na tarde de terça-feira, 25, e parabenizou a entidade pelos serviços prestados no município.

“É muito bom ver o crescimento da agricultura familiar de Fernandópolis com a ampliação da área da cooperativa e aquisição de novos equipamentos. Este é um setor que precisa de atenção, afinal o nosso alimento vem do campo e abastece especialmente, no caso da Prefeitura, a merenda escolar. Com essas melhorias que serão implantadas, em breve eles poderão reduzir as perdas de alimentos, o que é muito importante”, comentou o prefeito André Pessuto.

Hoje, a cooperativa funciona junto com a Associação dos Produtores Rurais de Fernandópolis, ocupando uma área de 1.500 m², com a construção da nova sede da cooperativa, elas passam a ter 2.500m² de terreno cedido pela Prefeitura. Com esta área maior, a cooperativa poderá investir mais, aumentar a produção e melhorar a renda dos produtores rurais, seus familiares e também do próprio município. A cooperativa conseguiu se inscrever na Secretaria da Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo, por meio da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) no programa Microbacias II – Acesso ao Mercado, com o projeto “Menos Perdas, Maiores Ganhos” com o objetivo de conseguir a construção deste novo salão e pediu também verba para a compra de um caminhão e máquinas para o processamento de produtos.

Este projeto junto ao Governo do Estado possibilitará, além da construção do prédio, a compra de um caminhão, máquinas para a produção de polpas e legumes minimamente processados, câmara fria e caixas para manipulação. A cooperativa passará a oferecer os produtos minimamente processados e polpas de frutas, o que irá garantir praticidade ao consumidor e também o aproveitamento de praticamente 100% do produto do campo. A intenção é que a quantidade de clientes aumente em 20% no primeiro ano de trabalho.

“Com todo esse material vamos conseguir reduzir as perdas de alimentos, que hoje giram em torno de 30% da nossa produção”, explicou Erisvaldo Souza Pires, presidente da cooperativa.

A Cooperativa de Agricultura Familiar de Fernandópolis atende cerca de 12 prefeitura da região com o fornecimento de alimentos para a merenda escolar, obedecendo a lei 11.947 de 2009, que determina que 30% do repasse do PNAE (Programa Nacional da Alimentação Escolar) seja utilizado em produtos da agricultura familiar.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com