Sexta, 26 de Abril de 2024

O Fio da Navalha

28/12/2016 as 22:10 | Fernandópolis | Da Redaçao
Embora não exista crime simpático, abomináveis são o Rapto,Sequestro e a Chantagem. Muitos são os exemplos famosos:- Já antes de Cristo,Homero, o Patrono dos Historiadores, relatava o Rapto de Helena,esposa de Menelau, rei de Esparta -uma das mais belas mulheres da antiguidade -por Páris, príncipe de Tróia. Este ato lendário causou uma das mais míticas guerras clássicas, a de Tróia, retratada há pouco tempo pelo filme homônimo.


Mais ou menos nessa época, corria o famoso episódio conhecido como “O Rapto das Sabinas”, realizado por Rômulo, o fundador de Roma, e seus comandados. Este rapto, meio heroico, quase romântico, foi o de mulheres em localidades situadas na Sabina, região vizinha ao Lácio, a de Roma.


Modernamente,em 1932, houve um sequestro de repercussão mundial, com um fim trágico: o do filho de Charles Lindbergh, herói norte-americano, o primeiro a atravessar o Atlântico de avião. Chocou aquela nação, pois a criança foi morta, mesmo tendo sido pago o resgate; virou livros e filmes.Também midiático foi o sequestro de um avião de passageiros israelense por terroristas, com o apoio do carniceiro e desequilibrado Idi Amin Dada, ditador de Uganda. Virou filme: O Resgate de Entebe.


Nos anos 90 houve um período que sequestro virou “carne de vaca” no Rio de Janeiro e São Paulo. Já não dava mais nem primeira página de jornal,a não ser quando a vítima era um “figurão” como, por exemplo, Abílio Diniz, a filha de Silvio Santos etc., ou quando acabava em tiros ou assassinato.


Chantagem é também um delito asqueroso e que, por sua própria natureza: -“aproveitar-se de uma fraqueza ou deslize de alguém para deste exigir pagamento ou vantagem”, fica quase sempre encoberta, pois, por constrangimento ou vergonha, a vítima dificilmente se manifesta.


Existe, entretanto, uma variante, aparentemente menos criminosa:- a“chantagem amistosa”. Ela se dá no dia-a-dia, não entre réu/vítima,mas entre amigos, companheiros,concidadãos etc.Sutil, é muito comum e nociva.
Qual de nós, em sã consciência, poderá negar que, (ab)usando da amizade ou consideração de alguém,foi acionado ou acionou alguém para ser atendido ou atender um pedido à margem das normas ou em caráter de exceção, dando um “jeitinho”?


Havendo concordância,o que ocorre?- Uma “chantagem amistosa”!,


É claro que não devemos confundir Boa Vontade, Solicitude e o Servir Desinteressado com o acima descrito. Atitudes solidárias precisam ser uma constante em nossas vidas, principalmente se detivermos parcela de poder ou capacidade para solucionar ou satisfazer necessidade se pedidos “éticos”.


O limite entre o “jeitinho”, chantagem emocional e a legalidade é, às vezes, tênue, por um“Fio de Navalha”, pois não está nas Leis mas, sim, em nossa consciência. Atentemos, então, para não sermos envolvidos em sequestro, raptos ou chantagens, nos transformando eternamente em mútuos reféns de nossas palavras e atos.Muitos Mensalões e Petrolões começaram assim...

Jesiel Bruzadelli Macedo
Jesielbruzadelli@gmail.com
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com