Sexta, 26 de Abril de 2024

HB realiza o primeiro transplante de pulmão da história da região

26/08/2016 as 18:36 | S. J. do Rio Preto | Da Redaçao
O Hospital de Base de São José do Rio Preto (SP) realizou, nesta última quinta-feira (25), o primeiro transplante de pulmão da história da nossa região. O procedimento ocorre nove meses depois de a instituição ter sido a primeira do interior do Brasil e a oitava do país a ser credenciada pelo Ministério da Saúde para fazer este tipo de procedimento.

O pulmão foi transplantado no aposentado Antônio Pelaio Dias, de 53 anos, morador de Votuporanga (SP), o primeiro paciente do HB inscrito na lista de espera, no dia 2 de dezembro de 2015, uma semana depois do credenciamento do HB. O paciente está internado na UTI se recuperando e seu estado de saúde é estável.

Antônio recebeu o pulmão de uma mulher de 58 anos, de Araçatuba (SP). O primeiro transplante começou às 23 horas de quarta-feira e durou 7 horas, mobilizou mais de 15 profissionais da instituição, entre cirurgiões, anestesistas, enfermeiras e equipes de apoio do Centro Cirúrgico.

O diretor-executivo do HB, Horácio José Ramalho, falou do empenho dos profissionais. “Durante três anos de muito trabalho, iniciado em 2012, o Hospital de Base não mediu esforços para capacitar os profissionais nos principais centros transplantadores do Brasil e do Canadá”, disse o diretor.

Um dos centros de referência em transplantes no Brasil, o complexo Funfarme, formado pelo HB e o Hospital da Criança e Maternidade, já realiza também transplantes de córneas, rins, fígado, coração, pâncreas e medula, desde 1990. Nestes 16 anos, já ocorreram mais de 4.300 procedimentos.

Serviço de Transplante de Pulmão do HB

Outros dois pacientes do Serviço de Transplante de Pulmão do HB aguardam na fila por um órgão. Além destes, 28 pacientes, vindos de toda a região, estão em tratamento de várias doenças. Na assistência a eles e seus familiares, estão 12 médicos cirurgiões, pneumologistas, infectologistas e intensivistas, além de fisioterapeutas, biomédicos, enfermeiros, nutricionistas e assistentes sociais e apoio administrativo, num total de 25 profissionais, além do respaldo de todas as outras áreas do hospital.

O projeto de implantação do Serviço no Hospital de Base iniciou-se em 2012. Para viabilizá-lo, o cirurgião torácico Henrique Nitmann adquiriu conhecimento e experiência ao trabalhar no Hospital da Universidade de Toronto, no Canadá, onde foi realizado o primeiro transplante de pulmão no mundo, em 1986, e considerado um dos principais centros de referências neste procedimento.

Gazeta do Interior
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com