Sexta, 26 de Abril de 2024

Dieta MIND pode ajudar a prevenir Alzheimer

25/04/2015 as 00:00 | Mundo | Da Redaçao
O Mal de Alzheimer ainda esconde mistérios quando se fala em prevenção, mas uma dieta chamada MIND pode ser uma arma nesse processo. O programa alimentar é uma mistura da dieta mediterrânea com a dieta DASH e já mostrou bom resultado em pesquisas científicas que investigam a incidência da doença e formas de retardar ou evitar seu aparecimento.

O nome do novo cardápio não é por acaso. Além de mind significar "mente", em inglês, a alcunha representa também a sigla Mediterranean-DASH Intervention for Neurodegenerative Delay, algo como Intervenção da Mediterrânea-DASH pelo Atraso Neurodegenerativo.

Da mediterrânea, este regime herdou a grande quantidade de peixe, alimentos com gorduras saudáveis, vegetais e grãos integrais. Enquanto isso, a DASH inspirou a MIND com sua riqueza em frutas e outros vegetais, além de laticínios com pouca gordura.

O resultado é um programa alimentar que é supostamente mais fácil de ser seguido e tem gerado bons resultados no combate ao Alzheimer e outras doenças cardíacas e degenerativas. Grãos integrais, muitos vegetais, uma taça diária de vinho, sementes oleaginosas, carne branca (frango ou peixe) e frutas silvestres não podem faltar no cardápio, ao passo que devem ser evitados alimentos como manteiga, queijo, carne vermelha, doces e comidas fritas ou processadas.

De acordo com um estudo realizado pela Universidade Rush, seguidores da dieta MIND têm 53% menos chance de desenvolver Alzheimer do que aqueles que não adotam o programa. Até mesmo quem não acompanha as orientações à risca levam vantagem, com 35% menos risco.

A pesquisa foi realizada ao longo de cinco anos, com cerca de 900 pessoas, nos Estados Unidos, e foram verificados vários fatores além da alimentação, para chegar à conclusão, como as atividades físicas e a educação dos participantes.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com