Sábado, 27 de Abril de 2024

Alunos da rede municipal participam de palestra sobre hanseníase

Encontros contaram com cerca de 600 crianças da Rede Municipal de Ensino
28/03/2024 as 06:40 | Fernandópolis | Da Redaçao
Cerca de 600 alunos da das escolas municipais de Fernandópolis (EMEFs e EMEFA) participaram nesta terça, 26, e quarta, 27, de um círculo de palestras ministradas pelo médico infectologista Dr. Márcio Gaggini.

Os encontros realizados no auditório da Prefeitura e divididos por turmas, contaram também com teatros com a equipe do PSE, orientação dos alunos da UB e recepção das crianças, feitas por personagens temáticos da literatura infantil.

A ação teve como principal proposta abordar como tema as doenças negligenciadas (DTNs), quais são, em especial com foco para a hanseníase, suas formas de contaminação, prevenção e tratamento.

“Achei muito interessante eles abordarem a doença de uma forma bem fácil das crianças entenderem como diagnosticar casos na família e incentivarem na busca de ajuda em casos suspeitos”, disse a professora de ensino infantil, Ana Paula Silveira.

“Nesta idade as crianças são bem atentas, observadoras e têm curiosidade em aprender. Foram muitas perguntas e tentamos, de uma maneira bem simples, explicar sobre a doença e o que elas devem fazer quando verem sinais de hanseníase em alguém”, disse Dr.Márcio Gaggini.

Todo projeto foi coordenado pelo Programa Saúde na Escola (PSE), da Secretaria Municipal da Saúde, com apoio da equipe do CADIP, alunos da Universidade Brasil e Secretaria da Municipal da Educação.

PSE – PREVENÇÃO

O ministério da Saúde preconiza que o Programa Saúde na Escola (PSE) trabalhe 14 ações nas escolas do município, com objetivo de levar prevenção, promoção à saúde e contribuir na formação integral dos estudantes durante o ano letivo. Dentre essas ações; destaca-se a Prevenção das Doenças Negligenciadas, que dentre suas temáticas relevantes tem a hanseníase, considerada uma doença infecciosa, contagiosa de evolução silenciosa, ainda prevalente no Brasil.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com