Um homem de 46 anos foi preso após confessar o assassinato e esquartejamento de Mateus Bernardo Valim, de 10 anos, em Assis, no interior de SP. A Polícia Civil encontrou parte do corpo na terça-feira (17), mas ainda busca os braços e a cabeça da vítima. O suspeito, identificado como Luiz Fernando, vizinho da vítima, informou que indicará onde estão as partes restantes do corpo e a bicicleta usada pelo menino no dia do desaparecimento, em 11 de dezembro.
Segundo o delegado Tiago Bergamo, o homem atraiu a criança para uma área de mata sob o pretexto de uma conversa e cometeu o crime no mesmo dia. “Ele relatou que se desentendeu com o menino e, após uma troca de pedras, percebeu que ele estava sem vida. Em seguida, buscou um instrumento para cortar o corpo”, disse Bergamo. A Polícia Civil ainda investiga se a criança sofreu abuso sexual, mas o suspeito negou essa acusação.
Luiz Fernando foi ouvido e liberado inicialmente na terça-feira, mas confessou o crime mais tarde, detalhando a dinâmica aos investigadores. A vítima era vizinha do suspeito, que trabalhava como borracheiro e era conhecido por consertar bicicletas de crianças da região. Imagens de câmeras de segurança mostraram o menino andando de bicicleta momentos antes de desaparecer.
O homem está preso temporariamente por 30 dias, período que pode ser prorrogado. A polícia pretende pedir a conversão para prisão preventiva. “Ele tem fala mansa e não aparenta ser o monstro que cometeu esse crime. [Ele] diz estar arrependido, mas as motivações ainda não estão claras”, concluiu o delegado.