O Real Madrid conquistou a liderança do Campeonato Espanhol ao vencer o Valencia por 2 a 1 nesta sexta-feira (3). Porém, o triunfo merengue ficou marcado por um episódio lamentável de racismo contra o brasileiro Vinícius Júnior, que foi expulso após se envolver em uma confusão com o goleiro do outro clube. Na saída de campo, o atacante foi alvo de insultos racistas, sendo chamado de “mono” (macaco) por parte da torcida adversária.
A expulsão ocorreu aos 32 minutos do segundo tempo, quando o craque se desentendeu com o goleiro Dimitrievski e acabou o agredindo. Após a análise do VAR, o árbitro decidiu expulsar o camisa 7, que deixou o gramado visivelmente inconformado. Durante sua saída, ele foi novamente hostilizado pela torcida adversária, o que gerou forte repercussão nas redes sociais.
Apesar do episódio, o Real Madrid conseguiu virar a partida com gols de Luka Modric e Jude Bellingham, alcançando 43 pontos e assumindo a liderança isolada do campeonato. Após o jogo, Vinícius Júnior usou suas redes sociais para pedir desculpas aos companheiros e à torcida pelo ocorrido.