Inspeções de rotina foram realizadas em lanchonetes de Votuporanga por equipes da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, na noite da última quinta-feira, 18, para fiscalizar a produção e comercialização de maionese caseira. Segundo a nutricionista da Vigilância – Danielle de Abreu Leppos, dois dos estabelecimentos vistoriados ofereciam aos fregueses esse condimento, “descartamos aproximadamente 300 saquinhos e bisnagas com maionese caseira – tradicional e temperada”. As lanchonetes foram autuadas sob as penas de infração cabíveis.
A diretora do órgão no município – Neli Fernandes Drovetto de Oliveira explicou que as equipes intensificarão a fiscalização nos próximos dias, “principalmente em lanchonetes, restaurantes, espetinhos e carrinhos de lanche – estabelecimentos que possam produzir molho caseiro e que utilizam dispensadores de uso repetitivo, como bisnagas”.
A ação é amparada pela legislação do Código Sanitário do estado de São Paulo (artigo 110 e artigo 122 inciso XIX da lei 10083/98) e conforme lei muncipal 4206/07 que diz: “É vedada a fabricação, utilização e entrega ao consumo de maionese caseira, sob qualquer pretexto e proibida a utilização de bisnagas e outos dispensadores de uso repetitivo, por consumidores e manipuladores”.
Capacitação
Será promovida no dia 12 de setembro mais uma capacitação “Boas Práticas na Manipulação de Alimentos para Ambulantes”, coordenada pela pela Vigilância Sanitária de Votuporanga. O intuito é reunir o maior número de autônomos do setor alimentício que não possuem estabelecimento fixo, como lancheiros, feirantes, pasteleiras doceiras para conhecer algumas técnicas para a melhora da higiene e da qualidade do produto comercializado. Não é necessário fazer a inscrição.
O curso é gratuito; o participante receberá certificado, entretanto, será cobrado posteriormente para que a licença seja deferida.
Mais informações pelo (17) 3421-5574 ou ainda na Vigilância Sanitária, com sede na Rua Mato Grosso nº 3223 (ao lado dos Correios).
A capacitação será às 14h do dia 12 de setembro, no auditório da Secretaria da Cidade (anexo ao Procon) – Rua São Paulo nº 3741.