domingo, 10 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Vigilância Sanitária intensifica fiscalização em lanchonetes

Inspeções de rotina foram realizadas em lanchonetes de Votuporanga por equipes da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, na noite da última quinta-feira, 18, para fiscalizar a produção e comercialização…

Inspeções de rotina foram realizadas em lanchonetes de Votuporanga por equipes da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, na noite da última quinta-feira, 18, para fiscalizar a produção e comercialização de maionese caseira. Segundo a nutricionista da Vigilância – Danielle de Abreu Leppos, dois dos estabelecimentos vistoriados ofereciam aos fregueses esse condimento, “descartamos aproximadamente 300 saquinhos e bisnagas com maionese caseira – tradicional e temperada”. As lanchonetes foram autuadas sob as penas de infração cabíveis.

A diretora do órgão no município – Neli Fernandes Drovetto de Oliveira explicou que as equipes intensificarão a fiscalização nos próximos dias, “principalmente em lanchonetes, restaurantes, espetinhos e carrinhos de lanche – estabelecimentos que possam produzir molho caseiro e que utilizam dispensadores de uso repetitivo, como bisnagas”.

A ação é amparada pela legislação do Código Sanitário do estado de São Paulo (artigo 110 e artigo 122 inciso XIX da lei 10083/98) e conforme lei muncipal 4206/07 que diz: “É vedada a fabricação, utilização e entrega ao consumo de maionese caseira, sob qualquer pretexto e proibida a utilização de bisnagas e outos dispensadores de uso repetitivo, por consumidores e manipuladores”.

Capacitação

Será promovida no dia 12 de setembro mais uma capacitação “Boas Práticas na Manipulação de Alimentos para Ambulantes”, coordenada pela pela Vigilância Sanitária de Votuporanga. O intuito é reunir o maior número de autônomos do setor alimentício que não possuem estabelecimento fixo, como lancheiros, feirantes, pasteleiras doceiras para conhecer algumas técnicas para a melhora da higiene e da qualidade do produto comercializado. Não é necessário fazer a inscrição.

O curso é gratuito; o participante receberá certificado, entretanto, será cobrado posteriormente para que a licença seja deferida.

Mais informações pelo (17) 3421-5574 ou ainda na Vigilância Sanitária, com sede na Rua Mato Grosso nº 3223 (ao lado dos Correios).

A capacitação será às 14h do dia 12 de setembro, no auditório da Secretaria da Cidade (anexo ao Procon) – Rua São Paulo nº 3741.

Notícias relacionadas