É fato que a população em geral consome um pouco além do necessário, supérfluo. Mesmo em crise o povo brasileiro consome o que acha que convém. Uma pesquisa realizada na cidade de Fernandópolis com 355 alunos de uma universidade, resultou que para compras não existe tempo ruim.
O campus da universidade fica instalado no Shopping Center da cidade, por esse motivo estes alunos acabam consumindo mais, e o shopping mantendo sua estabilidade. Através desta pesquisa chega-se a conclusão de que quem consume mais são as mulheres entre 20 e 25 anos, com 56,5% dos entrevistados.
O público que mais consome são os universitários que moram aqui mesmo, em Fernandópolis, sendo 58,19% dos participantes da pesquisa. Os homens não ficaram tão atrás das mulheres no quesito consumismo, 43,5% assumem que gostam de umas “comprinhas”. Outro tópico que chamou a atenção foi que as pessoas que mais compram são os solteiros, com 62,08% dos entrevistados.
A estudante de administração Eliana Martins, 20 anos, confessa que gasta muito por mês por ser universitária, pois ela precisa sempre de roupas novas para sair, trabalhar e estudar. E diz que todas as suas amigas consomem muito também.
A pesquisa também mostrou que 35,60% dos alunos têm uma renda mensal até R$465. Foram entrevistados alunos dos cursos de Educação Física, Pedagogia, Economia, Ciências Contábeis e Administração de uma universidade de Fernandópolis.
Pesquisa de campo: Sérgio Eduardo