No início de 2017 era difícil encontrar alguém que não colocasse Flamengo, Palmeiras e Atlético-MG na lista de favoritos nas principais competições da temporada. Com alto investimento e jogadores renomados, muita expectativa girava em torno do trio com os melhores elencos do futebol brasileiro.
Mas o ano acabou de certa forma frustrante para os três. O Flamengo até conquistou o Campeonato Carioca e garantiu uma vaga na Libertadores do ano que vem via Brasileirão, mas o time de Reinaldo Rueda ficou no quase com os vices da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana. Na Libertadores, principal objetivo da temporada, a decepção foi ainda maior, já que o Fla foi eliminado ainda na fase de grupos.
O Galo também foi campeão estadual, porém a festa parou por aí. O restante do ano foi desanimador para os mineiros. Eliminado nas oitavas de final da Libertadores pelo modesto Jorge Wilstermann, o time de Fred, Robinho e cia fez uma campanha ruim no Brasileirão e nem conseguiu uma vaga na Libertadores de 2018.
O Atlético-MG terminou o Brasileirão na 9ª colocação e dependia do título do Flamengo na Copa Sul-Americana para se classificar, mas a conquista do Independiente em pleno Maracanã frustrou a expectativa.
Já o Palmeiras foi o único dos três que não conquistou nenhum título. Com duas demissões de técnicos e muitos problemas internos, o Verdão caiu na semifinal do Paulistão, oitavas da Libertadores e quartas da Copa do Brasil.
No Brasileirão, a equipe fez uma campanha instável, mas sempre esteve na parte de cima da tabela. Sob o comando de Alberto Valentim, a reta final chegou a dar esperança de encostar no Corinthians, mas a derrota no clássico do Itaquerão encerrou o sonho. O “prêmio de consolação” foi o vice-campeonato e a vaga na fase de grupos da Libertadores.
Para 2018, o Palmeiras é quem aparece com melhor prognóstico. Com Roger Machado no comando, o Verdão já anunciou os reforços do lateral Diogo Barbosa e do meia Lucas Lima. Outros nomes também estão na mira, casos do goleiro Weverton e do meia Gustavo Scarpa.
O Galo elegeu o novo presidente Sérgio Sette Câmara na segunda-feira e ainda tem o planejamento incerto. O Fla adiou o fim da temporada com a final da Sul-Americana e só agora vai começar a esboçar 2018. O Rubro-Negro vive indefinição sobre a continuidade do técnico Rueda e a suspensão por doping de Paolo Guerrero.