Os trabalhadores que ainda não receberam o Abono Salarial do PIS referente ao exercício 2008/2009 poderão sacar o benefício com o novo salário mínimo, no valor de R$ 465,00. O ajuste atenderá 748 mil pessoas, o que representa 5,62% do total com direito ao benefício.
Até agora, a Caixa Econômica Federal já liberou mais de R$ 5,11 bilhões em pagamentos e beneficiou 12,58 milhões de trabalhadores em todo o País. Neste exercício, foi registrado o maior pagamento da história do programa, mais de 13,3 milhões de abonos foram liberados, 10,55% a mais do que no calendário passado. O pagamento do PIS estará disponível até 30 de junho de 2009.
Antes de ir aos locais de atendimento, é importante que o trabalhador verifique primeiro se recebeu ou não os benefícios antecipadamente, por meio de crédito em conta. Para se certificar, basta olhar os extratos bancários de julho e novembro de 2008 e, também, os contracheques dos salários de julho, agosto ou setembro do ano passado.
Os trabalhadores que não receberem os benefícios pelo crédito em conta ou no contracheque poderão retirar o Abono com o Cartão do Cidadão e senha nas máquinas de auto-atendimento, casas lotéricas e Caixa Aqui, inclusive em fins de semana. Quem não tem o Cartão do Cidadão deverá procurar uma agência da Caixa e levar documentos de identidade e comprovante de inscrição no PIS.