Foto: Mulheres do Córrego do Coqueiro fizeram curso gratuito de derivados do leite com técnicos da CATI e Senar.
O Sindicato Rural de Fernandópolis, em parceria com o a Faesp (Federação da Agricultura do Estado de São Paulo), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Prefeitura Municipal de Fernandópolis e CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), promoveu esta semana um curso de produção de derivados do leite para famílias que possuem pequenas propriedades no Córrego do Coqueiro.
Participaram do treinamento 22 mulheres, que buscam no beneficiamento do leite a produção artesanal de derivados que possam agregar valor ao leite produzido na propriedade, ajudando as famílias na geração de renda. O curso faz parte do programa do Sindicato Rural de estímulo à agroindústria familiar, que já tem agendado para as próximas semanas um curso de produção de derivados de frutas. O treinamento é gratuito e oferecido no próprio bairro.
“Esses treinamentos ensinam o produtor a vender seu produto com valor agregado. Se hoje o litro de leite é vendido a R$ 0,40, por exemplo, se transformado em doce de leite o valor sobe quase 300%. Também é uma maneira de ensinar uma profissão às mulheres, que ajudam no sustento da propriedade. Queremos manter o homem do campo no campo”, explica Marcos Mazeti, presidente do Sindicato Rural e diretor municipal de Agricultura.
Ele lembra que aproximadamente 50 famílias de pequenos produtores vivem no Córrego do Coqueiro e aproximadamente 200 pessoas vivem da agricultura familiar naquela região.