quinta, 14 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Sindicato Rural de Fernandópolis divulga balanço de 2006

O Sindicato Rural de Fernandópolis fecha 2006 com a satisfação de dever cumprido por ter proporcionado qualificação e capacitação ao proprietário e ao tra-balhador da área rural. Foram ministrados 40…

O Sindicato Rural de Fernandópolis fecha 2006 com a satisfação de dever cumprido por ter proporcionado qualificação e capacitação ao proprietário e ao tra-balhador da área rural. Foram ministrados 40 cursos, o dobro de 2005, totalizando 1384 horas de aperfeiçoamento teórico e prático. O número de participantes também foi considerado um sucesso. Passaram pelos treinamentos 1026 pessoas das cida-des de Fernandópolis, Macedônia, Indiaporã, Pedranópolis, São João das Duas Pontes, Meridiano, além do distrito de Brasitânia e do bairro de Coqueiro.

Entre os cursos proporcionados pelo sindicato, com o apoio e patrocínio do Senar, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Faesp, Federação da Agricultura do Estado de São Paulo e prefeituras, estão o treinamento de instrutores, aplicação de agrotóxico com pulverizador, sangria em seringueiras, operação e manutenção de tratores, processamento artesanal de leite e frutas, aplicação de medicamentos e vacinas, rédeas e formação e manejo de pastagens. Além desses cursos, também foram oferecidos treinamentos específicos para criadores de bovinos, ovinos e suí-nos.

As esposas e filhas dos produtores e moradores da zona rural tiveram a opor-tunidade de conhecer técnicas de artesanato em bambu, taboa e fibras vegetais de milho e flores. O objetivo destes cursos foi proporcionar uma fonte extra de renda para as famílias, utilizando material que é encontrado gratuitamente no campo. A adequação de propriedades rurais para atender ao turismo também foi uma preocu-pação este ano. Foi promovido o curso de Turismo Rural com 224 horas aula e dez módulos de aprendizagem.

A alfabetização do homem do campo virou meta a ser cumprida pelo Sindica-to Rural de Fernandópolis. O curso de alfabetização durou oito meses e contou com a participação de 160 alunos e oito professores.

Além de capacitar proprietários e trabalhadores, o sindicato promoveu a inte-gração do homem do campo, seus familiares, amigos e comunidade em geral. Ao longo de 2006 foram organizadas cavalgadas em Fernandópolis e Pedranópolis, que contaram com a presença de 350 pessoas no total. A Feira de Agronegócios, o Dia do Produtor Rural e a Expo de Fernandópolis foram eventos que ajudaram, através da mídia, a levar o nome da cidade e o trabalho desenvolvido aqui para o conheci-mento de todo o país.

Marcos Mazeti, presidente do Sindicato Rural de Fernandópolis falou com muita satisfação ao analisar o balanço: “o sindicato diversificou os serviços e, além do trabalho de representação e suporte ao associado, atuou na qualificação de mão-de-obra, promovendo também saúde no campo”. Mazeti ainda salientou que “o con-ceito do produtor vem mudando nos últimos 5 anos, porque a própria necessidade e a crise fazem com que ele busque novas alternativas. Com a chegada dos canaviais, os baixos lucros da pecuária e as dificuldades enfrentadas pela citricultura, os produ-tores precisam se adequar à nova realidade da agricultura do país. Só vão sobrevi-ver a esta crise aqueles que estão se qualificando e, que além dos investimentos em tecnologia, também estão adquirindo um conceito empresarial de administração da propriedade”.

O objetivo dos cursos que serão oferecidos em 2007 também será a qualifica-ção de quem ainda vive e sobrevive do campo. O certificado do Senar tem validade nacional.

Notícias relacionadas