quinta, 14 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Sindicato Rural de Fernandópolis apresenta propostas para Plano Diretor

Diretores do Sindicato Rural de Fernandópolis reivindicaram a inclusão de ações de extrema importância para setor agrícola no novo Plano Diretor. As medidas foram apresentadas pelo Sindicato e aprovadas por…

Diretores do Sindicato Rural de Fernandópolis reivindicaram a inclusão de ações de extrema importância para setor agrícola no novo Plano Diretor. As medidas foram apresentadas pelo Sindicato e aprovadas por unanimidade por todos os membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Fernandópolis. São procedimentos necessários que precisam ser adotados pelo município a curto, médio e longo prazo.

Entre as prioridades apontadas pelos diretores do Sindicato Rural está a preocupação com a educação das crianças que moram na zona rural. O documento solicita investimentos no transporte desses alunos até as escolas localizadas na cidade. Também se faz necessária, segundo a entidade, a aquisição de novas máquinas agrícolas para substituírem as já existentes, que quebram facilmente, dificultando o serviço.

O documento solicita ainda a criação de um viveiro para a produção de mudas nativas, de fruticultura, seringueira e eucalipto. Preocupados com a degradação das áreas de preservação permanente, entre as ações propostas para fazerem parte do Plano Diretor, está o reflorestamento das APPs (Áreas de Preservação Permanentes) dos córregos da zona rural e, principalmente, dos que estão dentro da cidade.

Melhorar a assistência ao produtor rural é outra necessidade, segundo o Sindicato Rural de Fernandópolis. Os diretores incluíram no documento a necessidade de contratações de um veterinário e um agrônomo, respaldados por uma infra-estrutura própria aos serviços de assistência que se fazem necessários, como a aquisição de veículo apropriado para estradas rurais, material para inseminação artificial e uma pequena farmácia para atendimentos emergências de pequena proporção.

Criar uma lei de moradia rural e um subsídio aos pequenos produtores, oferecendo desconto especial nos serviços prestados pela patrulha rural e outros realizados pelo município, são medidas de incentivo que contribuem para que os produtores não saiam de suas propriedades e aumentem os números do êxodo rural, um dos problemas sociais graves do nosso país.

Outros dois itens apresentados são: a formação de uma equipe especial para trabalhar na conservação e manutenção das estradas rurais e a sinalização essas vias, com indicação de bairros rurais e principais propriedades.

O documento ainda inclui incentivo à secretaria de Agricultura e ao turismo rural, tendo em vista o grande potencial agrícola de Fernandópolis.

No distrito de Brasitânia, é necessária a criação de um núcleo agrícola, para agilizar e melhorar os serviços prestados e evitar os danos aos maquinários.

Outro serviço de extrema importância apontado pelos diretores do Sindicato Rural e pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural é a criação de um Serviço de Inspeção Municipal. Ele irá fiscalizar todos os produtos de origem animal e vegetal do setor primário, o que garantirá a qualidade e a sanidade do produto e, conseqüentemente, a saúde da população.

Para finalizar as reivindicações, ainda constam no documento apresentado aos representantes do Plano Diretor a criação de um centro de Zoonoses, o incentivo a novas indústrias, como a implantação de frigorífico para abate de suínos e ovinos, assim como a construção de novos centros comunitários rurais e a reforma dos já existentes.

Durante a apresentação dessas propostas aos representantes do plano diretor, Marcos Mazeti, presidente do Sindicato Rural de Fernandópolis, reforçou a importância dessas ações. “São assuntos de prioridade para o bom desenvolvimento da nossa agricultura, que não depende da monocultura e sim de políticas sérias para o setor. São medidas fundamentais para melhorar a qualidade de vida do produtor rural”, completo Marcos Mazeti.

Notícias relacionadas