Em chamadas na programação e em seu site oficial, a Globo confirmou uma nova apresentadora titular para o “Pequenas Empresas Grandes Negócios”, programa sobre empreendedorismo exibido nas manhãs de domingo do canal há décadas.
A escolhida foi Lilian Fernandes, que foi a primeira âncora do “Jornal da TV”, antigo nome do “RedeTV! News”. Depois ela teve passagens pela ESPN e como freelance na própria Globo.
A chegada de Lilian é apenas a mais visível de uma série de novidades lançada deste domingo (17). O “PEGN” ganhou novo cenário, passou a ser transmitido em alta definição e ganhou mais espaço para interatividade com o site, passando a receber sugestões de pautas e dúvidas dos internautas, em esquema similar ao do “Globo Rural”.
O “GR”, porém, manteve Nelson Araújo e Helen Martins no comando da edição dos domingos, que assumiram em 1996, mesmo após as mudanças. Esse foi o mesmo ano da chegada de William Bonner ao “Jornal Nacional”. Agora, mais longevo que eles, somente Sérgio Chapelin, no “Globo Repórter” desde 1973.
A antiga apresentadora do “PEGN”, Esther Jablonski, estava no posto desde 1990. Médica especializada em psiquiatria por formação pela UFRJ, ela começou como apresentadora comandando um programa sobre ensino público.
No caso de Esther, a sua sequência ainda foi interrompida. Pouco depois de assumir o programa ,ela enfrentou um ano fora do ar graças ao mau momento econômico do país durante o governo Collor. Em 1992, com o retorno da atração em São Paulo sendo produzida pela Gtec, ela retomou a função, que exerceu até a semana passada.
Em paralelo, ela seguiu uma carreira de atriz, seja no teatro ou na TV. Participou, por exemplo, de “Esperança” e “Mad Maria”. E ainda teve atuações como produtora cultural.
Antes de Jablonski, a comandante da atração, que surgiu como um especial de 13 episódios (e já passou dos 1000) foi a atriz Cristina Prochaska. Ou seja, o “Pequenas Empresas Grandes Negócios” terá somente sua terceira apresentadora em quase 30 anos de existência.
Na reportagem, o principal nome também tem uma grande bagagem e permanece no novo formato. Marcelo Baccarini, no posto há 15 anos, calcula já ter feito cerca de 1500 reportagens para atração.
Em abril, após a última gravação sob seu comando, Jablonski publicou em seu perfil no Facebook que se sentia com a “missão cumprida” e prometeu a despedida para o “dia 26”. Porém, o novo programa ficou somente para esse 17 de maio, estrategicamente com o “Pequenas Empresas Grandes Neg[ocios” recebendo de uma edição especial e ao vivo do “Antena Paulista”, motivada pela Maratona de São Paulo.
Nesse dia, foi ao ar um encerramento mais curto que o tradicional, apenas anunciando a capa da revista homônima (e que inicialmente não era da Editora Globo) e desejando uma “ótima semana a todos”.
Já na edição que de fato marcou a sua despedida, em 10 de maio, foi exibida uma gravação em que o texto incluía a chamada ao “próximo programa”, sucedida por um “esperamos você”.