quinta, 14 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Secretaria faz curso de inseminação

O Pólo Regional do Extremo Oeste, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, promove na próxima semana, de 18 a 22 de setembro, em Andradina,…

O Pólo Regional do Extremo Oeste, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, promove na próxima semana, de 18 a 22 de setembro, em Andradina, o “VII Curso de lnseminação Artificial” em bovinos. Em parceria com o Sindicato Rural e o SENAR, o objetivo do evento é apresentar aos participantes técnicas para realização da inseminação artificial, além de orientar os produtores sobre preservação ambiental, prevenção de acidentes, entre outros temas.

O evento faz parte da missão do Pólo, que é transferir tecnologia aos produtores da região, além de promover o desenvolvimento do agronegócio regional, missão dos pesquisadores científicos que atuam nas duas unidades de pesquisas, em Andradina e Araçatuba.

Destinado a alunos, funcionários de empresas rurais e produtores da região, o curso tem vagas ilimitadas. Durante toda a semana, os participantes poderão acompanhar as técnicas para inseminação artificial em bovinos, fundamental para que os produtores obtenham melhoramento genético do rebanho, e com isso aumentar o ganho de peso e / ou a produção leiteira em bovinos.

Segundo um dos coordenadores do curso, o pesquisador científico João José Assumpção de Abreu Demarchi, a inseminação artificial permite a utilização de sêmen de touros provados, que comprovadamente podem melhorar o rebanho. “Com a técnica, o produtor pode produzir uma filha superior à mãe que lhe deu origem”, explicou o pesquisador.

A técnica de inseminação artificial é fácil de ser aplicada, bastando conhecer os procedimentos corretos e realizar o manejo animal adequado. Segundo o pesquisador, o processo não tem custo elevado, porém, o que pode encarecer o processo é a aquisição e a manutenção do botijão para armazenar o sêmen, que muitas vezes pode ser feito de forma coletiva, por um grupo de produtores, para diminuir esse custo.

Notícias relacionadas