O Sebrae-SP e o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) têm um programa em parceria que podem ajudar na transferência de tecnologia para as micros e pequenas empresas.
É o Prumo (Projeto de Unidades Móveis), urna espécie de pronto-socorro tecnológico da pequena empresa que utiliza unidades móveis dotadas de equipamentos laboratoriais portáteis, operados por engenheiros e técnicos, que vão até a fábrica para resolver no local os problemas tecnológicos da empresa quanto à matéria-prima, processo e produto acabado.
O atendimento dura, no máximo, dois dias. E o melhor, o Prumo, que já atendeu mais de 200 empresas dos setores plásticos, borracha e tratamento de superficies em dezenas de cidades paulistas, ampliou o atendimento para o setor de couro, calçado e móveis madeiras.
Além da parceria Sebrae e IPT, o Prumo conta com o apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo ), que disponibiliza as unidades móveis. Os custos do atendimento são cobertos pelo Sebrae, que responde por cerca de 70% do valor, e pelas próprias empresas.
Em Femandópolis a equipe ficará por 11 dias, sendo 2 na Incubadora, e 9 dias em empresas parceiras da Incubadora e da Acif, dando apoio técnico aos empresários do ramo de móveis e madeiras, pois a região tem essa carência tecnológica, afirmou o gerente regional do Sebrae de Votuporanga, Fabio Ravazi Gerlach. João Carlos – Assessoria de Imprensa