O SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) da Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis registrou um aumento de 62,7% no número de registros no mês de março, em relação a fevereiro. O dado revela que no último mês foram incluídos 1.214 novos nomes no SCPC, 468 a mais do que no mês anterior.
O aumento do número de registros em março já é uma tradição, tanto quanto o aumento no número de consultas em maio – próximo ao Dia das Mães – e em dezembro, no Natal. “É em março que os comerciantes fazem o registro de quem não conseguiu saldar as contas das compras de Natal. Muitos empresários ainda tentam uma negociação em janeiro e fevereiro, e é por isso que só em março esses dados aparecem no SCPC, quando já se esgotaram as tentativas de acordo”, explica Cleonice Machado, gerente do SCPC da ACIF.
Em relação a 2007, o número de registros também foi maior. Este ano houve aumento de 15,72% na inclusão de nomes em março em relação ao mesmo período do ano passado.
O número total de consultas ao SCPC da ACIF em março foi o maior este ano: 29.948. Em relação a fevereiro, houve aumento de 4,4% e em comparação com o mesmo período em 2007, 7,23% maior. Também houve aumento no número de cancelamentos, ou seja, de pessoas que saldaram as dívidas e conseguiram tirar seus nomes do SCPC. Foram 787 cancelamentos em março, 88 a mais que em fevereiro.
Qualidade máxima no atendimento
O PAE (Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor) promove nos dias 14, 15, 16 e 17 de abril, na Sala de Treinamentos da ACIF, das 19h às 23h, o curso “Qualidade Máxima no Atendimento ao Cliente”. O objetivo é abordar estratégias que contribuam para o melhor atendimento ao cliente. O investimento para o curso é de R$ 50, com a carga horária total de 16 horas.
As aulas serão divididas em quatro módulos. No primeiro módulo, que terá como tema “Analisar situações críticas de atendimento”, o participante irá identificar algumas situações freqüentes de crise em atendimento e suas principais razões. Nesta fase, ainda poderá desenvolver análises de fatores que contribuem para instalação ou agravamento de crises em eventos de atendimento.
“Atender e entender seu cliente” é o tema do segundo módulo, quando serão desenvolvidas formas práticas de preparação pessoal do trabalho a fim de dar caráter técnico à atividade profissional e desenvolver análises de relacionamento com os clientes, visando resultados eficazes em atendimento.
O terceiro módulo vai definir o perfil profissional do atendente, com discussões sobre as características profissionais que fazem com que um profissional de atendimento tenha sucesso e reconhecimento em sua função. Encerrando o curso, no módulo sobre avaliação do atendimento prestado aos clientes, o participante trabalhará sua percepção e autocrítica no desempenho da atividade de atendimento. Desenvolverá ainda a competência de atribuir ao trabalho de atendimento em geral e, em particular, pontuação indicativa da sua performance.
Mais informações sobre o curso e inscrições no PAE, que fica na sede da ACIF, ou pelo telefone (17) 3465 3555, com Vanessa ou Fernanda. Em Fernandópolis, o PAE é fruto de uma parceria entre o Sebrae-SP, a Prefeitura Municipal, a ACIF, o Sincomércio e o Sindicato Rural de Fernandópolis.