sábado, 23 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Saúde alerta sobre cuidados na prevenção da conjuntivite

A Secretaria da Saúde de Fernandópolis orienta à população quanto aos cuidados com a conjuntivite. Coceira, irritação e sensação de desconforto nos olhos são alguns dos sintomas da doença. De…

A Secretaria da Saúde de Fernandópolis orienta à população quanto aos cuidados com a conjuntivite. Coceira, irritação e sensação de desconforto nos olhos são alguns dos sintomas da doença.

De acordo com a secretária da Saúde, Patrícia Moita, todas as pessoas que sentirem irritação, coceira ou sensação de desconforto nos olhos, devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa para serem medicados. Em Fernandópolis, 657 casos de conjuntivite foram registrados.

“O importante é que as pessoas não façam o auto-medicamento. Todas as unidade de saúde estão em alerta e prontas para atender à população. As pessoas que não foram contaminadas com a doença também devem se prevenir tomando medidas bem simples, como lavar as mãos e não colocar as mãos direto nos olhos ”, explicou.

SINTOMAS

Os principais sintomas da conjuntivite são sensação de areia nos olhos, vermelhidão, inchaço e secreção. Quando a visão fica embaçada, é sinal de que a inflamação alcançou a córnea, o que não é tão comum, mas pode ser perigoso.

A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Essa inflamação pode ter diversas origens, como a infecção por microorganismos como vírus, fungos e bactérias, alergias, traumas e irritações provocadas pela poluição ou por produtos como o cloro das piscinas. Quando provocada por microorganismos, a doença é transmitida de uma pessoa para outra.

Dependendo do agente causador, a conjuntivite apresenta sintomas específicos e pode durar de uma a duas semanas. Em geral, os pacientes sofrem com a sensação de ter areia no olho, o que provoca enorme desconforto.

O tratamento da conjuntivite é fácil. O paciente precisa lavar os olhos com água fervida e gelada, lavar sempre as mãos, evitar coçar a região afetada, trocar as fronhas do travesseiro diariamente e tentar manter distância de locais com aglomerações, principalmente piscinas.

Notícias relacionadas