sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Santa Casa registra aumento de atendimento no Pronto Socorro

O Pronto Socorro, unidade de emergência e urgência da Santa Casa de Misericórdia de Fernandópolis, tem sido um dos setores com maior número de atendimentos nos últimos meses. Atualmente, o…

O Pronto Socorro, unidade de emergência e urgência da Santa Casa de Misericórdia de Fernandópolis, tem sido um dos setores com maior número de atendimentos nos últimos meses. Atualmente, o hospital atende pacientes de Fernandópolis e mais 12 cidades da região.

A grande demanda de pacientes no local tem gerado uma superlotação no atendimento. Segundo Luiz Flávio Franqueiro, médico emergencista do Pronto Socorro, isso acontece porque a maioria dos pacientes desconhece as prioridades de atendimento de uma emergência. “Quando o paciente chega ao Pronto Socorro é porque necessita de um atendimento imediato. Porém, há casos em que os sintomas não são tão graves, o que poderia ser solucionado em uma Unidade Básica de Saúde antes de ser encaminhado à Santa Casa”, ressalta o médico.

Franqueiro explica que as Unidades Básicas de Saúde dispõem de uma estrutura para solucionar casos menos graves como, por exemplo, um sintoma de gripe ou uma dor de cabeça, entre outros. “Em relação ao pacientes em estado emergencial, é necessário que tenhamos cuidados especiais e atendimento rápido. O que nos preocupa não é somente esta superlotação no Pronto Socorro, como também nosso compromisso em oferecer qualidade nos serviços prestados aos nossos pacientes”, afirma o emergencista.

No mês de março, foram realizados 9.796 atendimentos no Pronto Socorro da Santa Casa, entre crianças e adultos. Somente em Fernandópolis foram realizados 6.325 atendimentos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Notícias relacionadas