A vitória épica na decisão dos juízes contra Stipe Miocic, em dezembro, no UFC Phoenix (EUA), não rendeu a Junior Cigano apenas os inúmeros hematomas apresentados logo após o confronto. Um mês depois da vitória, o peso pesado passou por uma cirurgia bem sucedida no nariz e no joelho. Para entender melhor como foi o procedimento e do que se tratou, o LANCE!Net conversou com o Dr Moisés Cohen, líder do Instituto Cohen, local onde o catarinense foi avaliado, e descobriu que Cigano sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito na luta com Miocic. Além disso, ele reparou outros problemas e terá de ficar afastado dos treinos de seis a oito meses.
A cirurgia, realizada na última quarta-feira, serviu para reconstruir o ligamento e tratar uma lesão antiga no menisco. A expectativa é de que o lutador só volte a treinar forte no segundo semestre.
– Ele tinha uma lesão ligamento cruzado anterior. No calor da luta, nem sentiu. A cartilagem dele é boa, reconstruímos o ligamento e o deixamos bem forte. A cirurgia foi ótima, ele já está bem e vai começar a fazer a fisioterapia. Também aproveitamos para reparar uma lesão pequena de menisco. No nariz, o procedimento foipara curar um desvio de septo e uma fratura que ele teve na luta. Agora ele está novinho. Ele estava bem feliz, respirando melhor, muito empolgado – finalizou.
Apesar de a hipótese de uma lesão no joelho antes da luta contra Miocic ter sido levantada por Rodrigo Minotauro durante a transmissão do canal Combate – o que foi negado por Cigano na coletiva de imprensa pós-luta -, o profissional esclareceu que o problema no joelho aconteceu dentro do octógono.
– Foi nessa luta mesmo. Os lutadores sempre tem dores antes das lutas, é normal, mas nunca uma ruptura completa como a dele – explicou.
Sobre a recuperação, o médico explicou que levará de seis a oito meses para que Cigano volte a treinar forte. O tempo mínimo de recuperação é de um semestre. O profissional adverte que uma volte antes do previsto pode ser prejudicial.
– É uma lesão comum em atleta. No meio do futebol temos bastante isso. Já fizemos essa cirurgia em muitos lutadores do UFC. Vários atletas já se submeteram a reconstrução de ligamento. A evolução é boa, mas trabalhosa, tem de esperar seis meses para voltar aos movimentos. Na verdade, de seis a oito meses. Não é aconselhável que ele volte antes. Pode acabar se arriscando, mas sei que ele é profissional. Ele vai fazer atividade física, mas treino específico de MMA e tudo mais, isso vai ser bem acauteloso. Ele é jovem e tem de pensar no futuro – analisou.