A Prefeitura de Votuporanga entrega neste sábado, 24 de março, as obras de reforma e ampliação do Velório Municipal Aldo Zara. A cerimônia acontecerá às 10h, com a presença de autoridades, familiares do patrono e munícipes. O prédio conta agora com seis salas de velação (onde são realizadas as câmaras ardentes, ou velórios), novos banheiros, cozinha, duas salas de repouso, sistema de refrigeração no salão principal, jardim, além de outras benfeitorias.
Além disso, o local contará ainda com uma cafeteria e uma floricultura. A cafeteria funcionará durante a realização dos velórios, comercializando diversos produtos, exceto bebidas alcoólicas, cigarros, e outros produtos que descaracterizem a atividade principal, não podendo também produzir ou manipular produtos alimentícios no local. Já a Floricultura ficará aberta durante o horário comercial, sendo facultativa a abertura em outros dias e locais. Como na cafeteria, também é vetada a fabricação de produtos no local, exceto arranjos florais ou fúnebres e similares.
A área construída do velório foi duplicada, passando de 400 para 800 metros quadrados. O Velório Municipal Aldo Zara é administrado pela Secretaria da Cidade. O titular da pasta, Marcos Vinícius Sanches, explica que, com a reforma, os corpos que serão velados não vão mais entrar pela porta da frente e sim pelos fundos do prédio. “O que evitará o constrangimento que ocorria antigamente, quando coincidia de um corpo chegar enquanto outro estava saindo”, diz ele.
O investimento girou em torno de R$ 440 mil com a participação dos governos do Estado, por intermédio de verba conquistada pelo deputado Padre Afonso Lobato, e Federal, com verbas conquistadas pelos deputados João Dado e Antonio Mentor, além de contrapartida da Prefeitura.