O Programa pelo Uso Racional da Água (PURA), desenvolvido pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), em parceria com a Prefeitura, por meio da Diretoria Municipal de Meio Ambiente, foi apresentado em Fernandópolis, dia 4 de dezembro, no auditório da Associação Comercial e Industrial (Acif).
Com o tema “Água e Uso Urbano”, o programa abordou o uso racional da água no consumo humano. Os palestrantes Ricardo Chaim, engenheiro da Sabesp e Maria do Rosário Moretto, engenheira do SAEV/Votuporanga, apresentaram soluções para acabar com o disperdício de água potável, aos participantes do evento.
De acordo com a assessoria de imprensa do DAEE, na segunda etapa do programa, professores da rede pública de ensino serão capacitados para passar informações sobre o uso racional da água aos seus alunos. O PURA será implantado na região que compreende a Bacia Hidrográfica do Turvo/Grande e envolverá diversos segmentos da sociedade, como a indústria, comércio, agricultura e educação. Relacionando todos com o uso racional da água.
A curto prazo, o PURA busca difundir ações para reduzir o desperdício da água e conscientizar a população através de treinamento de multiplicadores para orientar a população durante o programa construindo uma nova consciência coletiva. A longo prazo busca a inserção de conceitos de respeito ambiental no cotidiano da população, por meio da conscientização e informação sobre os problemas naturais de recursos hídricos, economia de água pela redução do desperdício, redução das perdas físicas na rede gerarando economia em instalações de sistemas de tratamento e abastecime.