quinta, 14 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

ProUni abre inscrições para bolsas do ensino superior

Os estudantes interessados em concorrer a uma bolsa em instituições privadas de ensino superior já podem se inscrever no Programa Universidade Para Todos, o ProUni. Ao todo, serão oferecidas 108.025…

Os estudantes interessados em concorrer a uma bolsa em instituições privadas de ensino superior já podem se inscrever no Programa Universidade Para Todos, o ProUni. Ao todo, serão oferecidas 108.025 bolsas de estudo para jovens de baixa renda que obtiveram nota acima de 45 no Exame Nacional do Ensino Médio de 2006. Também é necessário que o estudante tenha cursado todo o ensino médio na rede pública ou em escola privada na condição de bolsista integral. O participante deve comprovar renda familiar de até um salário mínimo e meio por mês, ou seja, 525 reais, para concorrer a uma das 64.719 bolsas integrais. Já os estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos, ou seja, mil e cinqüenta reais, podem tentar uma bolsa parcial que cobre 50% do valor da mensalidade. O ProUni também reserva vagas para os alunos negros, indígenas ou portadores de deficiência. A quantidade de bolsas para as cotas é proporcional à porcentagem dessas populações por estado, segundo pesquisa do IBGE. De acordo com o coordenador do ProUni, Celso Carneiro, muitos estudantes não teriam condições de cursar o ensino superior sem a ajuda do programa do Ministério da Educação.

A grande importância do programa é exatamente a concessão das bolsas integrais e parciais a estudantes que normalmente não teriam acesso a educação superior por não terem condições de arcar com esses custos e graças ao ProUni vão ter acesso a Universidade.

Os professores concursados da educação básica também podem concorrer à bolsa para licenciatura, normal superior ou pedagogia sem precisar da comprovação de renda. Segundo Celso Carneiro, houve um aumento total de 18% na quantidade de bolsas para o primeiro semestre de 2007. O coordenador do ProUni também destacou mais instituições aderiram ao programa. Só neste ano, quase 200 novas instituições passaram a oferecer vagas para os bolsistas em troca da isenção fiscal. Os interessados em concorrer a bolsas do ProUni devem se inscrever até o dia 16 de dezembro. A inscrição deve ser feita no site do Ministério da Educação. O endereço é www.mec.gov.br. Outras dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 0800- 616161. A lista dos selecionados estará disponível no site do MEC no dia 20 de dezembro.

Notícias relacionadas