terça, 12 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Projeto quer criar a cidade virtual

Aproveitando as ferramentas disponibilizadas pela empresa americana Google, através do Google Earth, programa cuja função é apresentar um modelo tridimensional do globo terrestre, a Prefeitura de Votuporanga e a coordenação…

Aproveitando as ferramentas disponibilizadas pela empresa americana Google, através do Google Earth, programa cuja função é apresentar um modelo tridimensional do globo terrestre, a Prefeitura de Votuporanga e a coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifev pretendem construir uma “cidade virtual” na internet. O projeto tem a coordenação de Tiago Caproni, pela Prefeitura, e da professora Janaína Cucato, pela Unifev, e reúne um grupo de acadêmicos, cujos serviços podem ser contratados por empresas e entidades.
“O sistema funciona a partir de um mosaico de imagens de satélite obtidas de fontes diversas, imagens aéreas (fotografadas de aeronaves), maquetes e desenhos. O universitário captura as imagens e elabora a maquete em 3D que, depois, será encaminhada ao Google que a disponibilizará em toda a rede”, explica Caproni. “O programa pode ser usado também como um gerador de mapas bidimensionais e imagens de satélite ou como um simulador das diversas paisagens presentes no Planeta Terra, assim, uma pessoa pode acessar o Google Earth e “visitar” Votuporanga, podendo “passear” pelos prédios públicos ou monumentos, identificando lugares, construções, paisagens, entre outros elementos”, continua.
Por enquanto, o internauta pode conferir como ficou o prédio da Estação Ferroviária, cuja maquete em 3D foi feita pelo universitário Gerson Elieser Freitas de Morais. Ele agora está trabalhando nas maquetes do Votubrisas Hotel, Cartório Eleitoral, Câmara Municipal e Paço Municipal. “Para nós, a ferramenta reveste-se de grande importância, pois permitirá a divulgação das belezas naturais da cidade, atrações turísticas e funcionar até como estratégia de marketing e de vendas”, destaca Elieser.
“O software oferecido pelo Google Earth permite criar edificações em 3D e, em sua maioria, não só réplicas detalhadas – simples desenhos cinzentos em 3D -, mas também permite desenhos em 3D texturizados (ou seja, de aparência foto-realística). Alguns deles já estão incorporados ao aplicativo, mas em geral o Google permite que os usuários criem e importem desenhos em 3D por conta própria, usando o programa Google SketchUp, também gratuito. Como no caso de qualquer outra vista, é possível usar os botões de “girar” e “inclinar” no painel de navegação para obter a vista completa em 3D”, conclui o universitário.

Fonte:Assessoria de Imprensa

Notícias relacionadas