domingo, 10 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Procon alerta cuidados com a compra de brinquedos

O comércio de Votuporanga aproxima-se da temporada de vendas para o Dia das Crianças e a expectativa é de um aumento de 5 a 10% nas vendas levando em consideração…

O comércio de Votuporanga aproxima-se da temporada de vendas para o Dia das Crianças e a expectativa é de um aumento de 5 a 10% nas vendas levando em consideração cada segmento, segundo estimativas da Associação Comercial. Por isso, os consumidores precisam estar atentos com alguns cuidados na hora de ir às compras, para evitarem transtornos como defeitos, tempo de espera com trocas e principalmente com as compras internacionais.

A diretora do Procon do município, Andréa da Silva Thomé, explica as prevenções quando a opção de presente é brinquedo. “Existem alguns cuidados especiais em relação à faixa etária, é necessário que o brinquedo seja compatível a idade da criança e é importante fazer o teste no ato da compra, para se antecipar de futuros problemas com o mau funcionamento do produto.” Além disso, o IDEC, (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) ressalta a importância da presença do selo do Inmetro nos brinquedos. “A presença dessa certificação é obrigatória e garante que o produto não acarreta riscos à saúde da criança”.

Segundo Andréa, mesmo o produto apresentando defeito posteriormente, a pessoa pode levá-lo para a assistência técnica. “O prazo de reparo é de 30 dias, não tendo sucesso nesse conserto, surge oportunidade de trocar o produto”. Em relação à garantia, ela ressalta que todos os produtos possuem três meses determinados pelo CDC (Código de Defesa do Consumidor), e se houver uma garantia adicional, esse tempo ficará acumulado para o comprador final.

Comércio Eletrônico

A atenção do consumidor também deve estar nas compras feitas pela internet. A diretora do Procon de Votuporanga apresenta os cuidados necessários. “É importante verificar a data de entrega, e se o produto vai chegar até o dia das crianças. Se não houver cumprimento do prazo estipulado por eles, a pessoa pode vir até o Procon para que seja feito o cancelamento da compra ou a devida entrega, caso a pessoa ainda queira”. Ela reforça que as compras feitas em sites estrangeiros não estão inclusas no direito do consumidor. “Apenas podemos ajudar quando há sede da empresa no Brasil. Além do mais, o consumidor está sujeito aos possíveis impostos, pois o produto pode passar pela alfândega e ficar mais caro que um produto nacional.”

O IDEC indica sempre verificar se o site realmente é confiável. “Procure empresas conhecidas ou indicadas pelos amigos, é interessante observar se o endereço começa com https, ao invés de http, pois o primeiro evita que a informação transmitida entre o cliente e servidor seja visualizada por terceiros”. Andréa salienta o tempo de prazo para troca dos produtos adquiridos pela internet. “Não podemos nos basear na frustração da expectativa, mas no caso da internet eles possuem o prazo de arrependimento de sete dias, justamente por causa da dificuldade que a pessoa tem de manusear o produto. O Código fala que os sete dias contam da contratação ou do ato da entrega”.

No momento que o consumidor entra em contato com o Procon, o órgão registra a reclamação e abre um processo diante da apresentação de documentos do solicitante. Em relação às compras pela internet, é necessário imprimir ou salvar no computador os documentos que comprovem a compra e o pagamento. Dúvidas ou reclamações referentes podem ser sanadas junto ao Procon de Votuporanga, coordenado pela Secretaria da Cidade, localizado na rua São Paulo, 3741, Centro. Telefone (17) 3422-8930, ou pelo e-mail procon@votuporanga.sp.gov.br.

Fonte:Assessoria de Imprensa

Notícias relacionadas