Como se sabe, na última sexta-feira (10) o SBT cancelou o “Notícias da Manhã”, apresentado por Neila Medeiros nas manhãs da emissora, das 6h às 9h.
Todos já esperavam o desfecho do noticiário porque Silvio Santos chegou a declarar que ele perdeu sua identidade após a saída de César Filho.
Desde hoje, o horário das 6h às 7h é ocupado pelo “Jornal do SBT – Manhã”, com edição inédita na segunda-feira e de terça a sexta reprisando o “Jornal do SBT – Noite” do dia anterior. Já das 7h às 9h começou a ir ao ar o “Carrossel Animado”.
A falta do ao vivo, no entanto, já foi vítima de piadas e indiretas nas principais concorrentes do SBT no horário, Record e Band, que mostram o “Balanço Geral Manhã”, com Luiz Bacci, e o “Jornal Band News”, respectivamente.
O primeiro, que pode ser o maior beneficiário pelo cancelamento do “Notícias da Manhã”, mandou indiretas, brincando com o fato do telejornal do SBT ser gravado. “Aqui o jornalismo é ao vivo, na veia”, disse por várias vezes Bacci.
Já o apresentador do “Jornal Band News”, Rafael Colombo, também alfinetou o concorrente, enfatizando a exibição do jornalismo ao vivo: “Aqui temos a notícia fresquinha, e não é requentada, é ao vivo”.
Os números de audiência podem explicar o cancelamento do “Notícias da Manhã”. Desde dezembro, o jornal vinha tendo uma queda vertiginosa nos números. Em dezembro de 2014, a média foi de 3,6 (no arrendondamento do Ibope, viram 4 pontos), a maior da era Neila Medeiros.
Em março, porém, o programa fechou com apenas 2,5 pontos de média. Em alguns dias, Neila chegou a marcar míseros 1,8 ponto de média, uma marca baixa para um telejornal de três horas e com um custo elevado.