domingo, 10 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura busca alternativas para proprietários rurais

A Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, promoveu terça-feira (31/10), uma reunião com os proprietários rurais que compõem o Conselho Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural…

A Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, promoveu terça-feira (31/10), uma reunião com os proprietários rurais que compõem o Conselho Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural para discutirem alternativas para o desenvolvimento das propriedades rurais no município.

Para discutir alternativas, participaram da reunião a diretora da Escola Técnica Estadual “Frei Arnaldo Maria de Itaporanga”, Lolay Dumara de Jesus Toloni, e a diretora do Pólo Regional do Noroeste Paulista, Giane Serafim da Silva, que apresentarem as atividades e missão de cada órgão.

O Pólo Regional, por exemplo, possui 13 pesquisadores científicos que dão suporte técnico para os proprietários rurais da região nas áreas agricultura e pecuária. A Escola Técnica, que estará em novas instalações a partir do ano que vem, oferece apoio técnico e ainda pretendem proporcionar um campo de demonstração das atividades desenvolvidas, com o apoio da Prefeitura.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Diogo Mendes Vicentini, a proposta é levar ao conhecimento dos produtores novas alternativas para a profissionalização deles. “Esses órgãos têm como função melhorar a tecnologia e a missão de identificar e desenvolver novas alternativas econômicas para a população rural. Se utilizados e consultados, com certeza vão beneficiar os produtores de Votuporanga”, explica.

Além disso, a Prefeitura tem condições de dar um melhor suporte, através de orientações técnicas e agronômicas e equipamentos para os proprietários. Esse auxílio é feito por meio do programa Patrulha Agrícola, que disponibiliza maquinas para utilização dos pequenos proprietários.

Microbacia
Durante a reunião, foi apresentado também o Plano de Microbacia Hidrográfica do Córrego do Barreiro, produzido pela engenheira agrônoma Vanda Aparecida Bazzo e a técnica agropecuárias Dilene Vrech de Souza, contratadas pela Prefeitura. O plano traz todos os levantamentos e estudos feitos na região, incluindo aspectos ambientais, sociais, estruturais, entre outros.

O objetivo é organizar a comunidade para buscar recursos e dar suporte para as ações planejadas. O plano foi elaborado após reuniões com os produtores rurais, que tiveram a oportunidade de levantar os problemas e sugerir soluções.

Notícias relacionadas