O prefeito de Votuporanga, Junior Marão, esteve reunido com comerciantes na última segunda-feira e solicitou a abertura do comércio na sexta-feira (15/7), dia da inauguração da Nova Rua Amazonas, até às 20 horas.
O horário será estendido na data solicitada pelo prefeito em comum acordo entre a Associação Comercial de Votuporanga e Sindicato da categoria que determinou como compensação a abertura das lojas às 9 horas na quarta, quinta e sexta (13, 14 e 15 de julho).
Devido a cerimônia de inauguração da Nova Rua Amazonas estar marcada para às 18h30, a movimentação de pessoas na principal rua comercial da cidade na noite de sexta-feira certamente será significativa, por isso a solicitação do prefeito Marão. O tráfego de veículos ficará interditado no trecho que segue da Itacolomi até a Ceará para garantir mais segurança à população que quiser prestigiar a programação da inauguração.
Nova Rua Amazonas
As pinturas de solo no trecho revitalizado da Rua Amazonas estão recebendo os retoques finais nas noites desta semana. Na segunda-feira o Departamento de Trânsito finalizou a sinalização do estacionamento de táxi que fica entre a rua Goiás e a rua do Cinema.
A revitalização da via compreende o trecho entre as ruas Ceará e Itacolomi. A obra, que remodelou toda a área central da cidade, teve início há pouco mais de um ano e refez todo o sistema de galerias de águas pluviais, que, por ser antigo, apresentava inúmeros problemas, principalmente em épocas de chuvas.
O projeto, baseado na Rua Oscar Freire de São Paulo, contou com emenda parlamentar de R$ 1,5 milhão do deputado federal João Dado. A intenção da obra foi de melhorar o tráfego de pessoas pela rua Amazonas, proporcionando mais mobilidade e conforto para quem estiver fazendo suas compras. Sendo assim, todos os pedestres têm a disposição diversos bancos e lixeiras por todo o trecho revitalizado, além de rampas de acessibilidade com corrimãos para pessoas portadoras de necessidades especiais e placas de orientação sobre as lojas existentes em cada quarteirão.
Para contribuir com o tráfego de veículos a Prefeitura instalou conjuntos semafóricos no sistema “onda verde”, com contagem regressiva, o que torna o trânsito mais seguro, sem perder a agilidade necessária.
Além do planejamento feito para melhorar todos esses aspectos o projeto também trabalhou a parte estética e paisagística com cuidados especiais. As Washingtonias Filiferas (“palmeiras de saia”) plantadas ao longo do trecho, bem como as floreiras e toda a mudança no sistema de iluminação sem fiação aérea, ofereceu ainda mais notoriedade ao comércio e melhorou significativamente o aspecto visual da rua.