As escrituras de doação de terrenos para a instalação de duas novas empresas foram assinadas na manhã desta sexta-feira, pelo prefeito Junior Marão. As áreas, em torno de 25 mil metros quadrados, estão localizadas no 7° Distrito Industrial, nas proximidades de Simonsen, e abrigarão as empresas Bigfer Indústria e Comércio de Ferragens, que esteve representada pelo supervisor de vendas, Eleomar Bariviera, e a Rovigo Containers e Estruturas, representada pelo seu diretor-proprietário, Rui Manoel Facchini.
O prefeito Junior Marão saudou a vinda das duas empresas, aproveitando para solicitar o início imediato das obras. “Hoje, vivemos em Votuporanga uma situação muito complicada, mas, ao mesmo tempo, alvissareira, pois que há um grande número de empresas interessadas em terrenos para se instalarem em nossa cidade, porém esbarramos na carência de áreas para atender a demanda; por isso, além de cumprimentar a Bigfer e a Rovigo pela conquista das áreas, quero aproveitar para pedir que as obras comecem o mais breve possível”, afirmou.
Com relação à Bigfer, o prefeito lembrou que “precisamos destacar o empreendedorismo do ex-vereador Chino Bolotário, que foi quem iniciou os primeiros contatos com a matriz da empresa, localizada em Farroupilha, no Rio Grande do Sul; já com relação à Rovigo, sempre pudemos contar com o Rui Facchini, que jamais deixou de investir em Votuporanga, concretizando agora o projeto de instalação da unidade”, destacou. Marão também salientou a participação “fundamental do engenheiro Guilherme Miglioli, que foi um constante intermediador das negociações entre a Rovigo e o Poder Público”, assinalou.
O empresário Rui Manoel Facchini respondeu que pretende iniciar as obras o mais rápido possível. “Assim que for concluído o projeto, daremos início às obras, trabalhando com uma previsão de entrega de 18 meses, com a geração inicial de 50 empregos, mas que poderá dobrar em pouco tempo”, disse. Para ele, “é motivador poder investir em Votuporanga, não só por ser a nossa cidade, mas, sim, pelas probabilidades de desenvolvimento e incremento do nosso negócio”, aponta.
Por sua vez, Eleomar Bariviera lembrou que “a intenção inicial do grupo Bigfer, em seu projeto de expansão na região sudeste, era se estabelecer em Rio Preto, mas a visita inicial do então assessor da Prefeitura de Votuporanga, Chino Bolotário à sede da empresa, reforçada depois pela visita do próprio prefeito Junior Marão, fez com que a diretoria mudasse de ideia, atitude confirmada após uma visita a cidade”, recordou. Bariviera disse ainda que “no princípio, pensava-se apenas num CD – Centro de Distribuição, mas um estudo de área registrou as potencialidades do mercado regional e, agora, será construída uma unidade fabril, que poderá gerar até 100 empregos diretos”, projeto.
Estiveram presentes no gabinete, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Diogo Mendes Vicentini, que destacou a participação do Conselho Municipal de Desenvolvimento na consecução das tratativas para o processo de doação das áreas; o ex-prefeito Pedro Stefanelli Filho, Leandro A. da Silva, do setor administrativo da Rovigo, o presidente da Câmara, Meidão, além do secretário de Assuntos Jurídicos, Dr. Mário Fernandes Júnior, e o chefe de gabinete Flávio Liévana.
As empresas
Com matriz sediada em Rio Preto, a Rovigo já é conhecida pela qualidade, tecnologia e inovação em produtos e serviços, capacitada tecnicamente para produzir, dentre outros, exaustores, cabines de pintura, módulos metálicos (containers) e estruturas metálicas em geral, aliando modernos sistemas de engenharia e recursos técnicos e materiais de última geração. No que tange aos módulos habitáveis, trata-se de construções metálicas com estruturas montáveis e desmontáveis, podendo ser acopladas para criar espaços maiores, com grande mobilidade.
Fundada em 1989, a Bigfer Indústria e Comércio de Ferragens possui cerca de 2,5 mil funcionários espalhados em suas unidades que ocupam 65 mil metros quadrados de área, em Farroupilha, Rio Grande do Sul. No princípio de 2010, a aquisição do grupo alemão Hettich consolidou a Bigfer como a maior fabricante de acessórios para móveis da América Latina. A consolidação da vinda para Votuporanga se deu no final de setembro, com o anúncio oficial no gabinete do prefeito Junior Marão pelo empresário Geraldo Alexandrini e seu filho Maurício.
“As condições logísticas são extremamente favoráveis e também tiveram um peso na escolha. Estamos mais próximos de um forte mercado consumidor e isso representa uma vantagem para a filial”, destacou, na época, o diretor Maurício Alexandrini, que já projetava a expansão da unidade no futuro. A Bigfer já está instalou um centro distribuidor na avenida Domingos Pignatari, no antigo prédio da Incubadora de Empresas.
Fonte:Assessoria de Imprensa