A PF (Polícia Federal) em Guaíra, no Paraná, realizou na manhã desta quarta-feira uma operação para desarticular uma suposta quadrilha envolvida com o tráfico internacional de drogas, armas e munição. A Justiça expediu mandados de prisão para serem cumpridos no Paraná, no Rio e em São Paulo.
De acordo com as investigações, armas e drogas eram adquiridas no Paraguai por criminosos que moravam em Guaíra e em Umuarama e, depois, eram enviadas para o interior dos Estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. A PF afirma que os integrantes da quadrilha recebiam veículos furtados e roubados em diferentes regiões do Brasil, que eram utilizados como moeda de troca com traficantes paraguaios.
Ainda durante as investigações que resultaram na chamada operação Parabellum, os policiais monitoraram as ações dos criminosos –o que resultou na apreensão de drogas e armas e em prisões em flagrante. Em um dos casos, quatro pessoas foram presas enquanto desenterravam 117 quilos de maconha no interior de uma chácara em Umuarama.