Votuporanga mais uma vez torna-se referência no Estado de São Paulo com a realização de seus projetos. Nesta semana, foi divulgado no site do Cepam (Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal), da Fundação Prefeito Faria Lima, a 1.ª Oficina Municipal de Meio Ambiente de Votuporanga, que foi realizada no dia 27 de junho, com a participação de 40 pessoas. O evento foi uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Gestão de Serviços com a Câmara Municipal. Visite o site www.cepam.sp.gov.br.
No site, o Cepam Votuporanga é destacada como modelo de evento e até criou um link aos municípios que ainda não desenvolveram a Oficina. Em foto, são destacados os materiais impressos que foram distribuídos aos participantes. O material foi todo feito em papel reciclado. “No final do evento, organizamos todos os documentos, desde ficha de inscrição, ata das reuniões e registros finais do evento. Encaminhados tudo para o Cepam e eles nos parabenizaram”, esclarece os gestores Evaldo Fernandes e André Vilar, ambos da Secretaria de Meio Ambiente.
Para a próxima semana, o órgão quer uma entrevista exclusiva para falar sobre sua gestão em geral. “Isso porque Votuporanga tem sido um dos municípios que mais se destacam no interior de São Paulo”, assim informou a assessoria de comunicação do Cepam aos gestores.
Oficina
Durante a oficina, os participantes discutiram seis tópicos importantes que deveriam ser trabalhados na questão ambiental do município. Dentre eles, a crescente expansão da cana-de-açúcar na região e a importância do Plano Diretor. Todos as discussões foram encaminhadas ao Cepam que montará um próximo módulo de capacitação, com base nessas informações.
A Oficina atende as orientações do Programa de Capacitação de Gestores Ambientais no Estado de São Paulo, dentro das diretrizes do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama), que no primeiro semestre deste ano percorreu as regiões do Estado com os Seminários de Gestão Ambiental, desenvolvidos pelo Cepam, com apoio da Associação Paulista de Municípios (APM), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e o Ministério do Meio Ambiente.
Os seis gestores de Votuporanga foram capacitados neste 1.º Módulo. O segundo será agendado assim que todos os municípios realizarem suas oficinas. “É uma maneira que temos de capacitar todos os gestores do município para que possamos trabalhar em parceria com as entidades da cidade”, diz Fernandes.
O objetivo geral da ação entre as entidades é promover o desenvolvimento de mecanismos para a gestão ambiental compartilhada, integrada e adequada às competências de cada município.