quinta, 9 de janeiro de 2025
Pesquisar
Close this search box.

Neymar supera Ronaldo e Adriano, e Barcelona vence fácil

O Barcelona sem Messi continua sendo uma sinfonia de duas notas só: Neymar e Luis Suárez. E os dois membros remanescentes do tridente bastaram para o time catalão conquistar uma…

O Barcelona sem Messi continua sendo uma sinfonia de duas notas só: Neymar e Luis Suárez. E os dois membros remanescentes do tridente bastaram para o time catalão conquistar uma vitória tranquila nesta quarta-feira, pela fase de grupos da Uefa Champions League – 3 a 0 sobre o Bate Borisov, em mais um show dos sul-americanos.

Neymar abriu o placar de pênalti, assistiu Luis Suárez no segundo gol, e recebeu de volta o favor no terceiro, que marcou com passe do companheiro. Com os dois gols, ele chegou a 16 na Champions League; Ronaldo e Adriano, brasileiros que brilharam no futebol europeu, marcaram 14.

Pela primeira vez desde a lesão de Lionel Messi, Luis Enrique optou por escalar quatro meio-campistas e apenas dois atacantes de ofício – Luis Suárez e Neymar. Mas o time não mudou o esquema tático: Sergi Roberto, que já jogou de lateral nesta temporada, fazia o papel de ponta pela direita, com Iniesta e Rakitic compondo o meio com Busquets.

A primeira boa oportunidade do Barcelona veio logo aos dois minutos, quando Neymar encontrou Luis Suárez dentro da área. O uruguaio chutou na saída do goleiro Chernik, e a bola saiu lentamente, passando perto da trave.

Apesar de ter o domínio da posse de bola e chegar constantemente ao ataque, o time catalão não conseguia criar oportunidades com frequência. A primeira chance de Neymar, por exemplo, aconteceu em uma cobrança de falta, que o brasileiro chutou por sobre o travessão.

O BATE respondeu, também em um tiro livre. Aos 16 minutos, na melhor chance do time bielorrusso em toda a primeira etapa, Stasevic chutou forte, e Ter Stegen fez ótima defesa.

Minutos depois do susto, o Barcelona teve de fazer a primeira substituição. Ivan Rakitic sentiu dores na perna direita, e Munir el Haddadi substitui o croata; Sergi Roberto foi recolocado no meio-campo, e o descendente de marroquinos foi para a ponta-direita.

Pouco de entrar em campo, Munir – talvez tentando provar a Luis Enrique que merece um lugar no time – participou de boas jogadas. Primeiro, bem posicionado, ele quase marcou após passe de Suárez; Milunovic antecipou-se.

E, aos 29 minutos, em boa tabela, novamente com Suárez, o árabe caiu dentro da área. Ajudado por seus auxiliares, o árbitro István Vad assinalou pênalti. Neymar bateu e não perdoou, fazendo 1 a 0. Foi o 15o gol do brasileiro na Champions League, ultrapassando os 14 marcados por Ronaldo e Adriano no torneio.

Ainda no primeiro tempo, o Barcelona teria a chance de ampliar com Adriano – titular da lateral-esquerda no lugar de Jordi Alba. O brasileiro tocou na saída do arqueiro rival, mas a bola tocou a trave antes de sair pela linha de fundo.

Os 68 mil torcedores no Camp Nou teriam de esperar até a segunda etapa para verem o segundo gol. E, como tem se tornado costume nos últimos jogos, ele também saiu dos pés de Neymar e de Suárez – aos 15 minutos, o brasileiro entrou na área pela esquerda e tocou para o uruguaio, que não perdoou.

A vantagem de dois gols deixou a partida praticamente decidida, mas o Barcelona continuou pressionando em busca de mais gols. Aos 22 minutos, Neymar estava cara a cara com o goleiro Cherni, mas o chute acabou desviado e saiu ao pé da trave.

Na oportunidade seguinte, Neymar não perdoou. Após contra-ataque, ele recebeu passe de Suárez e tocou de primeira para marcar o terceiro do Barcelona, coroando mais uma ótima atuação no Camp Nou.

O CARA DO JOGO

Neymar foi o cara da vitória por 3 a 0 do Barcelona sobre o BATE Borisov. O atacante marcou duas vezes e deu sequência ao seu grande momento nesta temporada.

Notícias relacionadas