Na manhã desta terça-feira (16), a Globo anunciou que mudará a metodologia de votação dos Paredões e interações com o público do “Big Brother Brasil 16”.
Segundo o comunicado, a votação deixará de ser nacional e passará a ser regional, a partir do término do horário de verão. Assim, o candidato que alcançar a maioria simples de votos na web em cada uma das cinco regiões brasileiras ganhará um ponto, que se somará a mais um ponto da maioria simples dos votos por SMS e telefone. Ou seja, serão seis pontos totais, como se fosse um jogo de futebol.
A mudança faz a internet perder importância, que nos últimos anos foi justamente o meio em que as pessoas mais votaram e decidiram vencedores nos últimos anos – como no “BBB14”, onde Vanessa e Clara viraram favoritas por conta do fã-clube “Clanessa” no Twitter.
A mudança, lógico, gerou vários reclamações na internet, que se sentiu desprestigiada. “Ridiculoooo, no meio do jogo? E outra e o pessoal do exterior?”, escreveu @Giu_Twitta. “Deixa a votação como está já estamos a um mês de programa, pra que mudar no meio? sem falar que ninguém gostou”, comentou @Dorigonaja.
“Mudar critério de votação no meio do programa é meio estranho…”, bradou @anapaularj. “Se divulgarem o resultado da votação pelas regiões vai gerar ódio, se não mostrarem ninguém mais confia e perderão audiência”, analisou @_livia_diniz.