Setenta e uma cidades de Minas que ficam próximas da fronteira com São Paulo, na região de São José do Rio Preto (440 km a noroeste de São Paulo), estão em alerta desde o último dia 16 devido à possibilidade de que ocorra um surto da chamada encefalite viral de Saint Louis. Seis casos da doença foram confirmados no município paulista.
Conforme alerta do Ministério da Saúde, na maioria dos casos, quem sofre de encefalite não apresenta sintoma nenhum. Alguns, porém, podem ter febre, cefaléia, náuseas e sonolência. Nos idosos, o mal pode causar seqüelas neurológicas como paralisia, perda de memória e perda de coordenação motora. Nas crianças, ele costuma provocar convulsões.
A doença é causada pelo vírus Saint Louis e transmitida por mosquitos do gênero Culex. Algumas espécies de aves também atuam como reservatórios do vírus. Humanos e outros mamíferos podem ser hospedeiros acidentais, ainda segundo o Ministério da Saúde. A encefalite não pode ser transmitida entre pessoas.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de Minas, as cidades alertadas estão sob a gerência das GRSs (Gerências Regionais de Saúde) de Uberaba, Alfenas e Uberlândia. Elas têm, respectivamente, 27, 26 e 18 cidades.