Cerca de 40 empresas, profissionais, políticos e outros seguimentos da cidade, receberam na noite da última quinta-feira, o título de “Melhores do Ano”, uma pesquisa realizada pela empresa Maxi Pesquisa e Assessoria Ltda, da cidade de Londrina, PR.
A empresa que faz este tipo de “premiação” há 14 anos e neste ano descumpriu uma lei aprovada no ano passado de autoria do vereador Alaor Pereira Marques, (PSB), prevendo a proibição desse tipo de pesquisa na cidade. A lei foi aprovada e sancionada pela prefeita Ana Bim.
A empresa usa a metodologia de classificar a empresa ou segmento que mais se destacou no ano anterior. Um funcionário da Maxi Pesquisa entra em contato com o ganhador do título, que segunda a empresa seria o primeiro colocado. O vencedor tem que pagar uma despesa que variam entre R$ 380 a R$ 500,00 para receber o título. Caso não haja interesse, o segundo colocado no mesmo segmento é comunicado que seria o ganhador e assim sucessivamente.
O vereador Alaor Pereira Marques foi apontado pela empresa como o “vereador mais atuante”, mas negou o pagamento pelo título. Com a desistência de Alaor, a segunda colocada Maisa Rio (PMDB) recebeu o título como se fosse a primeira colocada.
César Proença, dono da empresa, negou qualquer irregularidade, mesmo perdendo na justiça um pedido um mandado de segurança contra a lei.