Com a vaga na Libertadores assegurada no último sábado, quando bateu o Palmeiras, no Beira-Rio, por 3 a 1, o Internacional já pensa no planejamento para a próxima temporada e o primeiro reforço pode ser Alexandre Pato, que surgiu e ganhou destaque internacional jogando pelo Colorado.
A contratação do ídolo colorado depende muito das eleições presidenciais do clube, que ainda não ocorreram. Apesar do bom desempenho nesta temporada jogando pelo São Paulo, Pato pertence ao Corinthians, e o Timão não tem interesse em contar com ele de novo no ano que vem.
Se confirmada a contratação, Pato fará o mesmo caminho de Nilmar, seu possível companheiro de ataque. Ambos foram revelados no Inter, jogando no Corinthians, dentre outros times, e voltaram ao colorado, por onde se tornaram ídolos.
A passagem pelo Inter, da base ao profissional, em 2006, foi rápida mas ao mesmo tempo muito marcante. O atacante despontou em uma partida do Brasileirão contra o Palmeiras, no Palestra Itália, onde marcou um gol, deu assistência para outros dois e encantou os torcedores pelas belas jogadas. Em seguida, Pato ajudou o Inter na conquista do Mundial de Clubes, em cima do poderoso Barcelona.
Com as atuações de destaque, o atacante colorado logo despertou o interesse de vários clubes da Europa. Em agosto de 2007, o Milan o contratou pelo valor US$ 20 milhões.
Sofrendo com as intermináveis lesões, o jogador voltou ao Brasil para atuar no Corinthians, mas não agradou os corinthianos e se transferiu para o rival São Paulo em uma troca envolvendo o meia Jádson.