Considerada modelo dentre as 72 incubadoras empresariais do Estado de São Paulo, a Incubadora Empresarial de Fernandópolis inova e agora inicia um programa que vai assistir empresas que estão em instalações próprias, fora do espaço da Incubadora.
O programa se inicia com duas empresas assistidas: a Metalfer, propriedade de Aparecido Pazian, e a Unimóveis, dos empresários Atílio Mangili Neto e Alex Sandro PInhel. “Essas empresas vão receber os mesmos benefícios daquelas instaladas dentro da Incubadora. Serão acompanhadas de perto pela gerência da incubadora e ainda receberão consultorias do Sebrae-SP nas áreas de finanças, produção e marketing, e além da produção de folderes ainda terão espaço garantido para exposição de seus produtos no Pavilhão da Indústria e Comércio durante a Expô Fernandópolis”, explica José Roberto Rodrigues, gerente da Incubadora de Fernandópolis.
Ele acrescenta que a escolha das primeiras empresas externas a serem assistidas pelo projeto foi aprovada em reunião do Conselho Gestor da Incubadora, formado por representantes dos parceiros responsáveis pelo projeto: Sebrae-SP, Prefeitura de Fernandópolis e ACIF (Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis) – que também é a gestora da Incubadora.
“O Sebrae tem detectado que muitas empresas que já nasceram e têm espaço físico acabam tendo dificuldades pela falta de capacitação em gestão empresarial. E é com esse objetivo que a Incubadora vai trabalhar com empresas assistidas, com o objetivo de dar todas as ferramentas para que essas empresas cresçam”, explica o gerente.
Outra deliberação do Conselho Gestor foi a aprovação de uma nova empresa na incubadora: a Metalúrgica União, que produz assessórios em ferragem. Há ainda espaço para a instalação de mais cinco empresas no local. Os interessados precisam procurar a gerência da incubadora e preencher um plano de negócios. José Roberto afirma ainda que os empresários têm total apoio para preencherem esse plano. O espaço para mais empresas será possibilitado com a saída da Brascom do prédio da Incubadora. A Brascom produz escapamentos para máquinas pesadas e é a empresa incubada que mais gera empregos no Estado de São Paulo: 32. Estava na Incubadora desde setembro de 2004 e agora vai se mudar para ampliar o espaço da indústria, passando, futuramente, a empresa externa também assistida pela Incubadora.
Para José Antônio Alves da Silva, membro da diretoria da ACIF e presidente do Conselho Gestor da Incubadora, a diversificação do atendimento do projeto era uma necessidade. “A consultoria in loco e o acompanhamento periódico é primordial para as empresas que, embora já estejam no mercado, têm dificuldades em crescer ou mesmo se manterem abertas. Por meio da ACIF, que sempre está em contato com as empresas associadas, sabemos que muitas das que fecham têm motivos organizacionais de gestão envolvidos. Os empresários até entendem muito bem do seu produto, mas não conseguem gerenciar com sucesso o processo de produção e venda do mesmo. Com a empresa assistida, muitas indústrias de Fernandópolis que estavam nesta situação agora têm uma ferramenta eficiente para mudar e crescer”, disse.
Desde setembro de 2004, quando foi instalada em Fernandópolis, a Incubadora Empresarial é considerada um sucesso. Só este ano, foram aproximadamente 900 horas em consultorias prestadas às empresas do projeto, além do acompanhamento diário da gerência da Incubadora. As ferramentas de gestão implantadas na Incubadora de Fernandópolis foram comprovadas como de excelência e agora já servem de modelo para outras incubadoras da região.
A Incubadora fica na Av. Luiz Brambatti, 1.184, no Distrito Industrial III. Mais informações pelo e-mail incfernandopolis@terra.com.br ou pelo telefone (17) 3462 7129.