terça, 12 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Incubadora contribui para desenvolvimento de empresas

Há menos de um ano e meio instalada em Votuporanga, a Incubadora de Empresas do município já apresenta resultados importantes para o desenvolvimento socioeconômico da cidade. Com todos os seus…

Há menos de um ano e meio instalada em Votuporanga, a Incubadora de Empresas do município já apresenta resultados importantes para o desenvolvimento socioeconômico da cidade. Com todos os seus galpões ocupados, o espaço oferece toda a infra-estrutura e assessoria a micro-empresários interessados em iniciarem o seu trabalho na formalidade. Os efeitos são criações de novos postos de trabalho e a perspectiva da ampliação no número de micro empresas.

Atualmente, oito empresas estão instaladas na sede da incubadora e variam no ramo de alimentos, hortifrutigranjeiro e confecções. Outras duas no ramo de moda e web site esperam por uma ampliação no galpão para instalarem os seus negócios. Além disso, nove grupos de oito cidades da região, na área de alimentos, recebem orientações na administração de seus negócios.

De acordo com o proprietário de uma empresa de confecção instalada no galpão, Paulo de Tarso, a Incubadora representa uma conquista para o seu trabalho. Há cinco meses em funcionamento, ele afirma que já obteve um crescimento de 60%. “Eu só tenho a agradecer a esse projeto. Quando chegamos aqui estávamos em uma situação e hoje é outra bem melhor”, diz.

Uma prova no crescimento de sua empresa é o aumento no número de funcionários e maquinários. Ele começou o trabalho com duas máquinas e apenas um funcionário contratado. Atualmente são sete máquinas e cinco pessoas contratadas. Além disso, ele terceiriza serviço para três oficinas, proporcionando mais empregos indiretos.

Conforme explica o gerente da Incubadora, Paulo Sérgio Ferreira da Silva, o local é ambiente planejado para acolher micro e pequenas empresas com o objetivo de proporcionar um desenvolvimento sustentável, com orientação e acompanhamento. O projeto oferece toda a infra-estrutura física para o trabalho, como o prédio, telefonia, informática, entre outros, e ainda dá toda a assistência para capacitação do micro-empresário, por meio de assessorias, consultorias e treinamentos.

Para receber todo o auxílio, os empresários pagam apenas uma pequena taxa de locação do espaço, por metro quadrado, e ainda dividem as despesas de água, luz e telefone. “O preço do espaço varia conforme o tempo instalado no galpão. Quanto menos tempo, mais descontos”, afirma.

Os interessados em participar do projeto, vão compor uma lista de espera e devem ser aprovados pelo Conselho. Antes disso, eles recebem orientações e desenvolvem planos de negócios, com análise de mercado e público consumidor. O contrato é feito por dois anos, com possibilidade de ampliar para mais um no máximo.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, Diogo Mendes Vicentini, o objetivo da Incubadora é ajudar os microempresários a crescerem e dar condições para eles desenvolverem os seus trabalhos futuramente, sem o auxílio do projeto. “Depois do período máximo de três anos, esperamos que eles consigam ampliar os seus negócios e se instalarem em um distrito industrial da cidade”, afirma.

Vicentini também destaca que esse apoio aos microempresários e a perspectiva no aumento no número de pequenas empresas é importante para o desenvolvimento da economia da cidade. Isso porque as pequenas e microempresas aparecem no desenvolvimento local e regional e facilitam a geração de empregos.

O projeto é realizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Votuporanga, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a Airvo (Associação Industrial da Região de Votuporanga). Além disso, conta com o apoio do Senai/Cemad, Colégio Técnico Agrícola, Sindicato Rural, Unifev (Centro Universitário de Votuporanga), Casa da Agricultura, Escritório de Defesa da Agricultura e a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios — que compõem o Conselho Deliberativo.

Serviço
Incubadora de Empresas de Votuporanga
Av. Domingos Pignatari, 5198 – Distrito Industrial II
Fone: (17) 3421-5869
e-mail: incubadoravotu@terra.com.br

Notícias relacionadas