No final da manhã de ontem, um incêndio de causa desconhecida consumiu parte de uma mata localizada na Estrada Municipal Adriano Pedro Assi (Estrada do 27), que liga Votuporanga a Sebastianópolis do Sul.
Às 11h20 o Corpo de Bombeiros foi acionado para controlar o fogo, que era visto de longe. O fogo já tinha chegado à rodovia, onde funcionários da ALL (América Latina Logística) estavam trabalhando na linha do trem.
Uma moradora de uma chácara próxima ao incêndio estava muito preocupada com o fogo e com os amigos das chácaras mais próximas ao local. “Quando percebemos o fogo já estava alto, o tempo está muito seco, faz 5 anos que moro aqui e nunca tinha visto algo parecido”, conta a dona de casa Maria Eleonora.
Operação Corta Fogo
A Operação Corta Fogo, acontece todo ano e tem como objetivo diminuir os focos de incêndio em todo o Estado de São Paulo. Este ano, o início foi no dia 1 de junho e segue até final de outubro.
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Votuporanga, a tendência é que os focos de incêndio aumentem ainda mais até outubro. Foram 21 incêndios no mês de junho na cidade e região, 30 em julho e em agosto, até o dia 19 foram 36.
O aumento dos incêndios é decorrência do clima seco e a baixa umidade do ar, comum durante o período sazonal ou de entressafra. Não chove a mais de um mês, com a umidade do ar muito baixa e sem previsão de chuva durante toda a próxima semana, o que aumenta a probabilidade de incêndios.
Isabela Jardinetti – O Jornal (Fotos: votunews)