Um idoso de 71 anos, morador de Jari, no Noroeste do Rio Grande do Sul, transferiu mais de R$ 2 milhões para um grupo criminoso que se passava por uma mulher nas redes sociais. As transferências foram feitas entre 2022 e 2023.
O homem acreditava estar em um relacionamento com uma investidora americana, que prometia visitá-lo no Brasil. Segundo a Polícia Civil, o idoso caiu em um golpe virtual conhecido como “golpe do amor”.
A quadrilha, que usava um perfil falso nas redes sociais, prometia enviar presentes em troca de depósitos feitos pela vítima para cobrir supostos impostos de encomendas internacionais, alfandegárias e outros tributos. O idoso só percebeu que estava sendo vítima de estelionato dois anos depois.
Nesta quarta-feira (27), seis pessoas foram presas em São Paulo, Santo André, Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos e Osasco, durante a “Operação Dom Quixote”. A ação foi liderada pela Delegacia de Polícia de Tupanciretã (RS) e contou com apoio de agentes dos estados de São Paulo e do Ceará.