quinta, 26 de dezembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Fuga de assassino de agente reforça afastamento de diretor do IPA

O afastamento do diretor do IPA (Instituto Penal Agrícola) Ademir Pancieira, determinado pela Coordenadoria da Administração Penitenciária da Região Noroeste, pode estar ligado à fuga de Francisco de Assis Chaves…

O afastamento do diretor do IPA (Instituto Penal Agrícola) Ademir Pancieira, determinado pela Coordenadoria da Administração Penitenciária da Região Noroeste, pode estar ligado à fuga de Francisco de Assis Chaves Cicarelli dos Santos, 27, o “Chicão”,acusado de matar o agente penitenciário do mesmo presídio, Juvenal Della Coleta, no dia 13 de maio deste ano.

Pancieira foi afastado por um mês, acusado de facilitar privilégios a alguns presos que seriam ligados ao PCC (Primeiro Comando da Capital). A crise se agravou com a liberação antecipada de 21 presos, na sexta-feira passada, beneficiados por mais uma saída temporária autorizada pelo juiz Zurich Oliva Costa Neto.

Os presos deveriam ser liberados para passar o dia dos pais com a família, a partir das 7 horas de sexta-feira. Pancieira antecipou a liberação para às 5 horas, alegando que eles viajaram de avião. Além disso, o diretor do IPA, também teria autorizado o transporte dos presos do presídio ao aeroporto com veículo oficial.

Ontem à noite, fontes do presídio informaram que a suposta fuga de Francisco de Assis Cicarelli era novidade para funcionários da unidade prisional. Segundo as mesmas fontes, “Chicão” não teria sua entrada registrada no presídio no dia em que o agente penitenciário foi assassinado.

O pai do acusado, Gilberto Cícero dos Santos revelou ao Rio Preto News, que seu filho fugiu do IPA no dia do crime, “meu filho só me contou que havia fugido do IPA, dez dias depois da fuga”. Segundo Gilberto, o rapaz havia sido transferido do CDP (Centro de Detenção Provisória) para o IPA, no mesmo dia.

O Rio Preto News apurou ontem, que Francisco Cicarelli poderá ser chamado para depor na sindicância que apura denúncias contra Ademir Pancieira. Cicarelli está na carceragem da DIG (Delegacia de Investigações Gerais). Pancieira ficará afastado do cargo até o final das investigações e pode perder o cargo definitivamente casos as acusações se confirmem.

Notícias relacionadas