sexta, 15 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Frigorífico Mozaquatro demite 600 funcionários

O Frigorífico Mozaquatro de Fernandópolis demitiu ontem a tarde todos os 600 funcionários e prestadores de serviços. O anúncio foi feito pelo empresário Marcelo Mozaquatro, diretor da empresa, que não…

O Frigorífico Mozaquatro de Fernandópolis demitiu ontem a tarde todos os 600 funcionários e prestadores de serviços. O anúncio foi feito pelo empresário Marcelo Mozaquatro, diretor da empresa, que não quis dar entrevista sobre o assunto.

Todas as atividades da empresa foram paralisadas, exceto a área da desossa, que deve parar nesta quinta-feira.

A rescisão de contratos de trabalho deve começar na próxima semana, com pagamento dos direitos trabalhistas dividido em até seis vezes, segundo proposta preparada pelo Departamento Pessoal da empresa. O sindicato dos empregados de frigoríficos desconhece o assunto.

Segundo informações extra-oficiais, Marcelo Mozaquatro pediu autorização à Justiça Federal para arrendamento do frigorífico a um grupo empresarial de Itupeva, devido a processos de investigação fiscal iniciados em 2006, sobre sonegação de impostos.

A Vara da Justiça Federal de Jales analisa o caso, mas não adinta detalhes.

Há duas semanas o empresário negocia o arrendamento com o grupo IFC (Internacional Food Corporation), que dirige o antigo Frigorífico Jales, desde dezembro do ano passado. O Curtume Monte Aprazível, que também pertence a família Mozaquatro, estaria sendo negociado com a Usina Nova Moreno, de Bebedouro. Lá foram demitidos outros 270 funcionários nesta quarta-feira.

Divisão
O processo de divisão do Grupo Mozaquatro está ligado à investigação de sonegação fiscal, apontada pela Polícia Federal na “Operação Grandes Lagos”. Marcelo e seu pai, Alfeu, são apontados como integrantes de uma quadrilha que teria sonegado R$ 1 bilhão em cinco anos, com o uso de notas frias e empresas abertas em nome de “laranjas”.
Outras 40 pessoas, de dezenas de empresas da região de Rio Preto e do Rio Grande do Sul, são investigadas.

Marcelo saiu da cadeia em janeiro deste ano. Seu pai continua preso.

Exportações
Queda nas vendas não poderá ser apontada como causa do fechamento do frigorífico de Fernandópolis, se isto ocorrer. No primeiro bimestre deste ano, segundo a CNA (Confederação Nacional de Agricultura), as exportações de carne bovina – principal atividade do Mozaquatro – cresceram 52% no país. O aumento é equivalente ao mesmo período do ano passado.

– Notícia atualizada às 10h00.

Notícias relacionadas