Com intenção de reduzir em 30% o índice de acidentes e contribuir efetivamente para aumentar a segurança no trânsito de Votuporanga, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Jorge Seba, e o diretor do Departamento de Trânsito da Prefeitura, Wilson Silva, anunciaram para a imprensa na manhã desta quinta-feira (06/10) que os equipamentos de fiscalização eletrônica já instalados na cidade começam a funcionar no próximo dia 17 de outubro.
Entre estes equipamentos estão três radares fixos, três lombadas eletrônicas (conforme localização descrita abaixo) e um radar móvel cujos locais de fiscalização serão divulgados semanalmente para alertar aos motoristas sobre a importância de respeitar a lei de trânsito. O secretário Jorge Seba explicou durante o anúncio que todos os equipamentos já foram submetidos a testes e aferições do IPEM (Instituto de Pesos e Medidas) desde quando começaram a ser instalados, em abril deste ano.
“O nosso foco principal é reduzir o índice de acidentes no trânsito de Votuporanga e educar a os motoristas imprudentes. O nosso objetivo não é arrecadar recursos com as multas e muito menos fazer de Votuporanga uma indústria da multa é, por isso, que estamos sendo o mais transparente possível. Queremos contribuir para que haja educação no trânsito da nossa cidade e mais segurança nas ruas”, reforçou.
Limites
Com relação às velocidades permitidas foi esclarecido que o limite é de 60 km/h em avenidas, e 50 km/h nas vias binárias como, por exemplo, a Rua Minas Gerais. Já as lombadas eletrônicas, a velocidade permitida é de 40 km/h. “No caso da lombada eletrônica, mesmo que instalada em uma avenida, a velocidade permitida naquele trecho de fiscalização é de 40 km/h”, alertou Silva, esclarecendo que o equipamento é utilizado em locais onde há fluxo maior de pessoas, sendo necessária a redução da velocidade naquele trecho da via, funcionando da mesma forma que uma lombada física.
Sinalização
Assim como determina as leis de trânsito, em todos os locais onde foram instalados os radares haverá ampla sinalização de advertência informando o limite de velocidade e alertando para Fiscalização Eletrônica. “O Conselho Nacional de Trânsito determina que a sinalização seja instalada um quilômetro antes do equipamento, porém, a Prefeitura de Votuporanga vai além. Iremos sinalizar também há 500 metros e novamente dentro de 100 a 50 metros”, destacou o diretor do Departamento de Trânsito.
“A Prefeitura adiou ao máximo a implantação da fiscalização eletrônica. Apelamos muito para que os motoristas adotassem atitudes mais prudentes, porém, nada adiantou. Atualmente temos uma média de 200 acidentes por mês nas ruas da cidade. É um índice muito alto e diante disso precisamos a tomar essa atitude, garantindo assim a segurança das pessoas”, afirmou o secretário.
Há mais de um ano a Prefeitura de Votuporanga vinha estudando o trânsito na cidade e flagrou diversas imprudências com relação à velocidade trafegada por alguns veículos, chegando a constatar automóveis a mais de 100 km/h em avenidas cujo limite de velocidade é de 60 km/h.
Localização dos radares em Votuporanga
Radares Fixos
Av. Antônio Augusto Paes (entre as ruas Toraguma Abe e Guanambi) – Veloc. 60 km/h
Av. Wilson Foz (próximo ao Sebrae) – Veloc. 60 km/h
Rua Minas Gerais (entre a Paraíba e Rio Janeiro) – Veloc. 50 km/h
Lombadas Eletrônicas – Velocidade 40 km/h
Av. Emílio Arroyo Hernandes (Supermercado Santa Cruz)
Av. João Gonçalves Leite (defronte ao Assary)
Av. Antônio Augusto Paes (sentido bairro/centro)
Fonte: Assessoria de Imprensa