O Censo Agropecuário irá abranger todo o país, sendo que em cidade com mais de 170 mil habitantes, será feita a contagem da população urbana, caso de Fernandópolis.
A sede do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) de Fernandópolis começou a convidar na última semana, representantes da sociedade civil e dos poderes executivo, legislativo e judiciário, para participação no Censo Agropecuário 2007. Os que aceitarem o convite, formaram uma comissão municipal para a constituição de um cronograma de trabalhos. A cidade já está dividida em 77 setores, por onde os recenseadores do IBGE irão passar.
De acordo com Armando Pontes Anchieta, chefe do IBGE, até o mês de setembro esta comissão estará formada, sendo que em janeiro do próximo ano será realizado concurso público para contratação dos funcionários temporários que serão responsáveis pela coleta de dados.
O resultado do Censo Agropecuário serão divulgados em setembro de 2007, e também servirão de suporte para a distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que é o recurso que a União repassa para que as cidades brasileiras possam investir na melhoria de vida.